Tradição e Sabor: aumento do consumo de peixes e ovos na Quaresma
Peixes mais procurados incluem tilápia, salmão e surubim
O consumo de peixes e ovos cresce significativamente na Quaresma. Com a alta demanda, os preços variam e os consumidores buscam alternativas acessíveis para manter a tradição. Nas peixarias e empórios, o movimento é intenso e a variedade de opções chama a atenção dos devotos.
De acordo com a vendedora Flávia Aparecida, a procura por ovos aumentou há cerca de duas semanas. O costume das famílias é de substituir a carne vermelha e dar espaço no prato para peixes e ovos, principalmente às quartas e sextas-feiras, até a celebração da Páscoa.

Os peixes mais procurados incluem tilápia, salmão e surubim. Os frutos-do-mar, como camarão e lula, também ganham espaço no cardápio dos consumidores. Segundo a empresária Lorrane Versiani, a maior procura é por peixes que as pessoas já conhecem e sabem cozinhar.
“Peixes que são diferentes temos dificuldade de vender”, disse a empresária.
Para aqueles que gostam de inovar na cozinha, o peixe e o ovo podem ser preparados de diversas maneiras. A tradição pode ser mantida com equilíbrio e criatividade. Embora haja quem prefira apenas um dos alimentos, a Quaresma segue com sabor na mesa dos brasileiros.
Leia também