Logo Patosja

Tradição: mais de 60 carros de bois participam de festa em Monjolinho de Minas

Evento terminou no último domingo (11) com cavalgada de 160 cavaleiros e amazonas

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 14:44 12-01-2026

Compartilhar:

Evento terminou no último domingo (11) com cavalgada de 160 cavaleiros e amazonas

A festa no distrito de Monjolinho de Minas, que combina cultura, religiosidade e identidade regional, reuniu mais de 60 carros de bois no último fim de semana. Avismar Gonçalves dos Reis, carreiro do município de Betim, veio participar do evento pela quarta vez.

“Entre todas que eu participo, esta festa está entre as três melhores de Minas Gerais. O carro de boi é cultura na veia e, quando eu digo isso, falo de coração e com propriedade porque é uma tradição de família”, disse Reis. 

Os sons característicos dos carros de bois tomaram conta de Monjolinho de Minas nos últimos dias e ritmam o encontro. Um dos maiores carros de bois do país, com capacidade para carregar 44 balaios, mais que o dobro dos carros normais, marcou presença.  

Valter de Castro Amorim é morador de Unaí e contou que, desde criança, acompanhava o pai nos carros de bois. Anos se passaram e o carreiro transformou a tradição em forma de profissão. Para ele, a juventude precisa dar mais valor às culturas regionais. 

“Já fiz 31 mudanças em carros de bois. Acompanhei o meu pai e, quando passou para mim, levei muitos mantimentos para a cidade para trocar por arames, açúcar e várias coisas que não tínhamos na roça. Quero continuar enquanto tiver vida”, destacou Valter. 

No total, foram quatro dias de encontro. A festa terminou no último domingo (11) com cavalgada de 160 cavaleiros e amazonas. De acordo com os organizadores, cerca de seis mil pessoas participaram do evento, emocionando moradores e visitantes.
Leia também