Vida de ciganos em Patos de Minas: tradição que segue viva
Cláudio nasceu na estrada e mora em tendas até hoje
Uma casa colorida, cheia de enfeites e histórias é onde Cláudio Abadia e a família, que são ciganos, vivem em Patos de Minas. Apesar de a vida nômade estar na essência da comunidade étnica, eles encontraram na cidade um lar, mas sem abandonar as tradições.
Cláudio já viveu em diversas regiões do Brasil, como nos estados de Mato Grosso e Goiás. No entanto, o município atende sempre esteve presente na trajetória dele. De acordo com o cigano, ele nasceu na estrada e vivia em tendas e ele carrega consigo essa forma de viver.
“Eu gosto de ficar no mundo, de viver embaixo de tenda, cantar música castelhana e mexicana”, disse o viajante.

A cultura cigana se faz presente todos os dias. O patriarca da família gosta de tocar e escutar músicas. Além disso, mantém a tradição de benzer e sempre ajudar as pessoas ao seu redor. O cabelo longo é um símbolo de identidade e conexão com as próprias raízes.
A residência de Cláudio chama a atenção pela decoração vibrante, cores vivas, objetos pendurados, assim como elementos que carregam memórias e significados. Para ele, a tradição cigana segue continua viva, mesmo em um mundo que sempre está mundo.
“O significado é mostrar para as pessoas que isso é alegria, que é outra parte da vida, mostrar coisas que dão felicidade”, destacou Cláudio.
Leia também