patosja_logo

Cadastro Escolar 2024 para estudar na rede pública vai até o dia seis

Interessados devem se inscrever pela internet para assegurar a vaga. Neste ano, a renovação da matrícula para quem já estuda na rede estadual é automática

por Redação PatosJá

fonte: Agência Minas

Publicado: 26-10-2023 13:59:14

Educação

NTV

Estudantes mineiros que desejam ingressar na rede pública de ensino no próximo ano ou aqueles que precisam mudar de escola precisam ficar atentos:  as inscrições do Cadastro Escolar 2024 devem ser realizadas até o dia 6/11.


Para assegurar a vaga, pais ou responsáveis, ou ainda o estudante maior de 18 anos, devem realizar as inscrições, exclusivamente, pela internet, por meio do Sistema Único de Castro e Encaminhamento para a Matrícula (Sucem), no endereço cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

O governador Romeu Zema destacou a importância da atenção aos prazos. “O Governo de Minas deu início ao Cadastro Escolar 2024, para quem busca vagas nos ensinos fundamental e médio nas escolas da rede pública. Pais ou responsáveis devem acessar o Sucem. Vamos nos antecipar e fazer o melhor pra todo mundo ter a sua vaga garantida”, reforçou. 

É importante lembrar que ao acessar o site do Sucem, é necessário preencher os campos com nome, data e local de nascimento, além do nome do pai, mãe ou responsável legal, entre outras informações. O candidato também precisa indicar qual é o tipo de ensino, nível e etapa que pretende cursar. As famílias que não têm acesso à internet poderão procurar qualquer escola da rede estadual no município de origem ou uma escola municipal das cidades que aderiram ao Sucem para realizar o cadastro.

Renovação


Neste ano, o processo de Renovação da Matrícula é automático para quem já se encontra matriculado e é frequente em uma escola da rede estadual de ensino,  ou seja, estudantes que já estão em uma escola da rede estadual ou municipal de cidade que aderiu ao Sucem vão ter a vaga garantida na mesma unidade no ano que vem. 

Em todo o estado, 714 municípios aderiram ao Sucem. A lista com todos os municípios pode ser acessada neste link. O sistema indica as escolas estaduais e municipais mais próximas do endereço informado do candidato, de acordo com a etapa de ensino pretendida. 

Nos municípios em que não houve a adesão ao Sucem, o sistema exibirá apenas as escolas estaduais. Caso o interessado deseje estudar apenas em uma escola municipal naquela localidade, ele deverá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação e obter informações sobre o cadastramento.

Quem pode participar


Deve se inscrever no Sucem o estudante que pretende entrar na rede pública de ensino ou que deseja mudar de escola em 2024. Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2023 em escola pública, mas que a unidade de ensino não ofertará em 2024 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante. 

Aqueles que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também pode se cadastrar, lembrando que para ingresso na EJA é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

Inscrição

Os pais ou responsáveis, ou o próprio aluno, quando maior de idade, poderão acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br para a realização do cadastro. 

No momento da inscrição, os candidatos deverão apresentar informações como nome completo, data de nascimento, endereço, número da carteira de identidade do aluno, CPF do aluno - se possuir, filiação ou nome do responsável legal. 

Aqueles que não têm acesso à internet poderão comparecer às escolas estaduais e/ou municipais para realizarem a inscrição. 

Encaminhamento para matrícula

O encaminhamento para a matrícula dos alunos inscritos no Sucem será realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino oferecido, sempre respeitando os critérios de alocação e desempate na seguinte ordem de prioridade: 

I - aluno com deficiência; 

II - zoneamento; 

III - zona; 

IV - aluno com irmãos que frequentam a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento; 

V - aluno já integrante da rede pública de ensino; 

VI - aluno menor idade. 

Os resultados da alocação serão divulgados em 5/12 no site do Sucem.

Matrículas

O resultado do encaminhamento também será divulgado no dia 5/12. 

O estudante deverá acessar o site do Sucem, com o seu número de inscrição, para verificar a escola para a qual foi encaminhado. 

Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a documentação listada na Resolução SEE nº 4.917/2023 e procurar a unidade escolar para qual foi direcionado no período de 26/12 a 12/1, de acordo com o encaminhamento realizado pelo Sucem. 

A confirmação das matrículas da rede municipal de ensino se dará conforme o cronograma de cada Secretaria Municipal de Educação.

PCMG
Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Residencial Monjolo
IMAGEM DE DIVULGAÇÃO
Sicoob Credicopa realiza campanha de Seguros Patrimoniais com as menores taxas
PMMG
Motociclista bate em traseira de veículo e fica ferido na BR-352
PMMG
Caminhonete capota na MG-410 após condutor perder controle direcional
ARTE DE DIVULGAÇÃO
Sicoob Credicopa lança linha de crédito especial para quem quer adquirir e ter capital de giro no estande do Shopping Paiolão da Fenamilho
IMAGEM DA INTERNET
Biblioteca João XXIII recebe especialista em Carolina de Jesus para roda de conversa
ARTE GE
Clássicos entre URT e Mamoré pelo Módulo 2 do Campeonato Mineiro devem acontecer com torcida única
imagem colorida em verde, vermelho e preto, com a inscrição: Eleições 2024
Saiba como regularizar a sua situação eleitoral e votar nas Eleições 2024
tela de computador mostrando a página dos Correios da internet, mostrando a inscrição sala de imprensa
Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público
Imagem colorida com mulher de costas em uma praça com muitas árvores
Justiça condena casal Rigueira por manter Madalena Gordiano em trabalho escravo por 15 anos
mostra cultural e científica
Mostras culturais e científicas são realizadas no Colégio Marista
Moto recuperada
Polícia Civil de Minas Gerais recupera motocicleta usada como pagamento de dívida em ponto de tráfico
Trânsito
Motoristas das categorias C, D e E devem ficar atentos ao prazo para realização do exame toxicológico
furto
Homem furta televisão dos pais para trocar em drogas
buraco
Buraco próximo à Travessa José Matheus Ferreira causa transtornos
Delegacia de Policia Civil
Suspeito de cometer homicídio em Rio Paranaíba é preso pela Polícia Civil
Campo do Mamoré
Mamoré divulga novas contratações e deve fazer amistoso no fim de semana
saúde mental
Paciente do Caps reclama de falta de atendimento
imagem mostrando o mapa-mundi com o Brasil no centro
IBGE inicia venda do mapa-múndi com o Brasil no centro
imagem colorida mostrando notas de 50, 5 e 2 reais sobre uma mesa, ao lado das 11 pedras de crack apreendidas pela políica
Duas mulheres são presas com pedras de crack em Patos de Minas
imagem colorida feita durante a noite, mostrando fogo com chamas altas nos pneus que estão no chão,
Terceiro incêndio em depósito de pneus pode ter sido criminoso
PCMG
Depois de prisão por tentar invadir casa de ex-companheira e realizar ameaças, homem é liberado após pagar fiança no valor de dois mil reais
FACEBOOK
Mãe denuncia suposta agressão contra filha de 3 anos em CMEI do município de Lagoa Grande
NTV
PL que destina recurso à SECTEL para realização de Fenapraça 2024 é aprovado pela Câmara Municipal