Defensoria Pública de Patos de Minas registra recorde de inscrições no “Mutirão Creche para Todos”
Prefeituras têm até 15 dias para responder e encaminhar crianças para vagas
A Defensoria Pública de Patos de Minas recebeu mais que o dobro de inscrições que o ano passado para garantir vagas em creches e pré-escolas para as crianças. De acordo com o órgão, houve o aumento da procura dos pais e responsáveis pelas vagas de 0 a 5 anos.
Em 2023, foram cerca de 40 inscrições, em 2024, mais de 90 e, neste ano, o número subiu para 217 inscrições. No total, houve um crescimento de quase 140% de inscrições no programa. A coordenadora da Defensoria Pública, Suzy Kerlley, disse que há um processo.
“A gente requisita essa vaga e essa requisição pode ou não ser cumprida. Se ela for cumprida de forma voluntária ou extrajudicial, a criança é encaminhada para uma vaga”, informou a coordenadora.

As prefeituras têm até 15 dias para responder à Defensoria Pública e encaminhar as crianças para as vagas nas creches e pré-escolas. No entanto, caso não aconteça o direcionamento, a Defensoria entrará com um processo na Justiça para garantir as vagas.
Vale destacar que o órgão visa assegurar o acesso das crianças à educação, assim como caminhar ao lado dos pais e responsáveis. Segundo Suzy Kerlley, além da inclusão no programa de escolarização, a iniciativa também apoia as mulheres no mercado de trabalho.
“Também garante o direito às mães e às mulheres, principalmente as mais vulneráveis, de poder trabalhar e contribuir com o sustento da família”, ressaltou Suzy.
Leia também