Estudantes participam de projeto de conscientização sobre o suicídio no “Setembro Amarelo”
Proposta abordou o tema de forma democrática e participativa
Os estudantes do Ensino Fundamental Tempo Integral da Escola Estadual Professor Maciel participaram de um projeto de conscientização sobre o suicídio no “Setembro Amarelo”. As atividades abordaram os fatores de risco, sinais de alerta, formas de ajudar na prevenção e na sensibilização dos alunos sobre o tabu em torno do mundo.
Em 2023, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A proposta não é abordar o suicídio de maneira explícita, mas sim de forma democrática e participativa. A prevenção se dá por meio de incentivo à ajuda, diálogo e discussões abertas sobre saúde mental.
Neste mês, a Escola Estadual Professor Zama Maciel desenvolveu o projeto “Viver Vale a Pena”, que destaca o papel essencial da escola na conscientização acerca do tema. Os alunos do 9°, por meio de pesquisas no laboratório de informática, ressaltaram que, apesar das dificuldades, sempre há dias melhores pela frente.
Além disso, uma palestra com Ricardo Teixeira reforçou a respeito do acolhimento e apoio ao próximo. O professor de educação física e desenvolvedor da iniciativa, Daltinho Guimarães, incentivou sobre a importância de conversar e expor nossos sentimentos com amigos, familiares e expressar opiniões através da arte de escrever.
A campanha também concluiu que o “Setembro Amarelo” inspira a cuidar de nós mesmos e dos outros, promovendo uma rede de apoio e reafirmando que a mensagem “Vale a pena viver” deve sempre estar presente no cotidiano e no coração de cada um.