patosja_logo

Professores recomendam revisão e descanso na reta final para o Enem

Ao todo serão 90 questões todas objetivas

por Redação PatosJá

fonte: Agência Brasil.

Publicado: 09-11-2023 8:08:35

Educação

candidatos ao Enem no primeiro dia de provas

Estudantes de todo o país farão, neste domingo (12), as provas de matemática e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Ao todo, serão 90 questões, todas objetivas, que deverão ser resolvidas em 5 horas. Revisão e descanso podem ajudar os estudantes a estarem mais preparados e mais seguros para o segundo dia de exame. 

 

“Revisar matérias mais frequentes nas provas é o ideal! Tentar estudar todo o conteúdo da prova em uma semana é uma péssima ideia, mas reforçar conceitos e fórmulas sobre os assuntos mais comuns, vai trazer mais tranquilidade e melhores chances de obter uma boa pontuação”, diz o professor de matemática do Colégio Leonardo Da Vinci de Porto Alegre Diego Andrades.

 

Para a professora de química do colégio Ao Cubo do Rio de Janeiro Caroline Azevedo, três coisas são muito importantes na preparação para o segundo dia de provas. A primeira delas, como destacado também Andrades, é focar os estudos nos conteúdos mais recorrentes dos anos anteriores, realizando, as questões de outras edições do Enem. As provas e os gabaritos de anos anteriores estão disponíveis na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

A segunda é chegar na prova com uma estratégia definida, ou seja, sabendo qual prova vai resolver primeiro e quanto tempo vai dedicar a cada área do conhecimento. “Não se deve tomar esse tipo de decisão na hora, muito menos fazer a prova sem uma estratégia definida”, diz a professora.

 

Já a terceira é avaliar o que deu certo e o que deu errado no primeiro dia do Enem, principalmente em relação ao controle do tempo. No último domingo (5), os estudantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação.

 

“Algumas questões das áreas de matemática e de naturezas são muito trabalhosas, às vezes envolvem muito cálculo, então o aluno precisa administrar bem o tempo para conseguir fazer a prova inteira. Um estudante que perde muito tempo em uma única questão frequentemente não consegue fazer a prova inteira, por isso acaba chutando questões sem sequer ter lido. E muitas vezes são questões fáceis e rápidas, que ele teria acertado se tivesse ao menos lido”, diz Azevedo.

 

Na mesma linha de Azevedo, o professor Andrades sugere que os estudantes busquem iniciar a prova procurando uma questão mais fácil. “No início da prova, o nervosismo atrapalha e pode comprometer. Escolher bem por onde começar é fundamental para baixar a ansiedade e ganhar confiança. Além disso, priorize questões de rápida compreensão e interpretação bem como conteúdos com os quais você se sente mais confortável”, sugere.

 

Segundo o professor, a organização é a chave para um bom desempenho. “Na primeira hora de prova, não hesite em pular as questões mais difíceis, fazendo anotações nelas para voltar depois. Finalmente, lembre-se que as questões da prova são sobre resolver um problema. As fórmulas podem ajudar, mas não são obrigatórias. Busque compreender o problema a ser resolvido, use as alternativas a seu favor e caso não lembre da fórmula, faça estimativas ou aproximações para chegar à resposta correta”, recomenda.

 

Fui mal no primeiro dia, e agora?

Mesmo quem acredita que não se saiu tão bem no primeiro dia do Enem ainda pode melhorar a nota no segundo dia. Segundo os professores é importante não desistir.

 

O professor de matemática da Central do Enem, do governo do Amapá, Márcio Costa, conta que durante a semana incentivou todos os alunos a fazerem a prova. No primeiro dia de exame, cerca de 28% dos inscritos faltaram ao exame. “Agora há pouco sai da sala de aula e falava para os alunos que quase 30% dos alunos não foram fazer a prova, a tendência é ter mais alunos faltando. Só o fato dele ir fazer já o coloca em vantagem. O primeiro ponto é, então, ir fazer a prova”, diz o professor.

 

Costa também recomenda que os alunos descansem ao menos no dia anterior ao exame: “Ter, no sábado, um momento de lazer com a família, com os amigos, dar uma volta, cuidar do psicológico”, recomenda. Isso poderá ajudar na ansiedade na hora do exame.

 

Azevedo também incentiva os participantes a não desistirem do segundo dia de prova. Segundo ela, o Enem tem notas independentes em cada área de conhecimento, portanto não ter um desempenho tão bom no primeiro dia não quer dizer que o aluno não possa se sair bem no segundo.

 

“São disciplinas muito diferentes. No segundo domingo de provas, os alunos costumam estar menos tensos, pois já tiveram a experiência do primeiro dia, já conhecem o local de prova, já sabem o que funcionou e o que não funcionou na sua estratégia. Então ele pode fazer esses ajustes”, diz a professora, que acrescenta: “Um bom desempenho no segundo dia pode perfeitamente compensar um baixo número de acertos no primeiro domingo”.

 

Enem 2023

As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Pode ser usado também para acessar o ensino superior em universidades estrangeiras.

imagem aérea mostrando a estrutura do instituto
Extensão do Hospital do Amor é inaugurada em Patrocínio e atendimentos começam nesta terça-feira
imagem colorida mostrando os medicamentos e suplementos apreendidos
Polícia prende quadrilha que furtava em farmácias de Patos de Minas, Patrocinio e Araxá
imagem colorida mostrando a frente do IFTM em Patos de Minas
Servidores da educação federal de Patos de Minas e região se reúnem para discutir greve
pedido de ajuda
Família do bairro Quebec em Patos de Minas pede ajuda após acidente grave de trabalho
arte do Sicoob Credicopa mostrando tabela com as taxas especiais
Chegou a hora: Sicoob Credicopa lança consórcio com a menor taxa do mercado
cãominhada
Primeira Cãominhada de Patos de Minas levou centenas de animais na Orla da Lagoa Grande
rodeio
Festa do Feijão: rodeio em touros promete atrações renomadas e R$70 mil em prêmios
imagem colorida em preto verde e vermelho com logomarca do site Patos Já e a inscrição: Eleições 2024
Guia de Candidaturas é disponibilizado no portal do TRE-MG
12ª BBM
Caminhão carregado com sacos de cama de frango capota próximo ao distrito de Areado
GE ARTE
URT e Mamoré fazem amistosos neste sábado em preparação para disputa do Módulo 2
NTV
Veículo sai da pista, cai em vala e deixa uma pessoa ferida na MG-230
PMMG
Polícia Militar apreende veículo que transportava 14 barras de maconha na BR-352
IMAGEM DA INTERNET
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 100 mi neste sábado
CISREUNO
Prova de processo seletivo do CISREUNO será aplicada neste domingo em Patos de Minas e outros três municípios da região
SANTA CASA BH
Garotinha que enfrentava tumor cerebral morre em Santa Casa de BH
PMMG
Após trabalho conjunto, PM prende suspeito de furtar veículos em dois municípios
IMAGEM DA INTERNET
Patos de Minas registra 2.674 casos notificados de dengue em 15 dias
tela de computador navegando na página do Cisreuno, mostrando nota de repúdio
Cisreuno tomará medidas judiciais contra vereador de Patos de Minas que manobrou ambulância do Samu durante atendimento
imagem colorida mostrando parte do texto públicado pelo Ministério Publico
Ministério Público indefere denúncia contra Fepam e prefeitura de Patos de Minas
Imagem colorida mostrando muniçõe e o revólver 38 sobre o capô de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal
PRF localiza arma e munição na bagagem de passageiro de ônibus
imagem colorida, mostrando a entrada principal da prefeitura de Patos de Minas
Ministério Público investiga contratação de dupla sertaneja pela prefeitura de Patos de Minas
MPT
MPT em Minas abre inscrições para processo seletivo de estagiários 2024
ARQUIVO PESSOAL
Filhos e neta buscam por Aldezir Antônio Machado de Assis que saiu de Goianésia (GO) para Patos de Minas e perdeu o contato com a família
IMAGEM DA INTERNET
TJMG aprova pedido de anulação do julgamento que absolveu irmão de prefeito que matou ex-vereador em Patrocínio