O novo logo é similar ao de empresa estadunidense criada em 2008
Depois de três anos de estudos, Patos de Minas ganhou uma nova marca, com o slogan "Patos de Minas, aqui é sempre mais". No entanto, denúncias apontam plágio do logo de empresa de marketing digital estadunidense.
A Pierry, Inc. Centro de Excelência Wunderman Thompson Salesforce, foi criada em 2008, na Califórnia, Estados Unidos. A empresa apresenta uma marca similar ao novo logo de Patos de Minas.
O registro de marca no Brasil é um título que assegura o direito de propriedade e uso exclusivo da marca em todo o território nacional e internacional. O registro é representado por um pequeno "R" dentro de um círculo que acompanha a marca.
A concessão se dá mediante pedido depositado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A proteção oriunda do registro não incide sobre a marca propriamente dita, mas sobre o seu uso para identificar um determinado produto ou serviço.
O Sebrae-MG foi o responsável pelo desenvolvimento do novo logo do município. A Analista do Sebrae-MG, Jéssica Viana, afirmou que, na análise técnica de designer, as marcas não são semelhantes, já que apresentam defensas na curvatura e formas de aplicação.
Ademais, Jéssica Viana argumentou que “foi feito um estudo de marcas que possam apresentar semelhanças [...] era uma marca que não havia sido registrada no Brasil [...] a nossa marca é exclusiva no país e já está registrada no INPI.
O objetivo da marca é posicionar a cidade como um lugar interessante e economicamente atraente para se investir e fortalecer a identidade local. O "P" estilizado retrata as principais características do município, tais como: cidade acolhedora, voltada para a inovação, liderança e empreendedorismo.