Protocolo para retorno das atividades deve ser apresentado nesta sexta (14) à prefeitura
A situação é complicada para os donos de estabelecimentos comerciais em Patos de Minas. Um levantamento feito pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhorb) aponta demissões e queda de faturamento para mais de 50 empresas da cidade.
O balanço mostra que todas as 52 empresas entrevistadas demitiram 192 funcionários no perÃodo da pandemia e aquelas que fizeram contratações apontam que há possibilidade de demissões caso o cenário permaneça o mesmo.
Questionadas sobre o risco de fechar os estabelecimentos, das 52 empresas participantes, 78% afirmaram que o risco de fecharem é médio ou alto, caso as regras para o setor não mudem. O cenário é mundial. No Brasil, as micro e pequenas empresas representam a maior parte do comércio e foram as mais afetadas na crise. No ramo varejista, a queda no faturamento foi de 50% a nÃvel nacional e a nÃvel local, a queda no faturamento, das empresas pesquisas, foi de pelo menos 20%.
Diante das dificuldades, o sindicato criou um protocolo para o retorno das atividades com sugestões de medidas preventivas a serem seguidas pelas empresas. O presidente do sindicato, Breno Palhares, também afirma que as empresas estão dispostas a colaborar para as fiscalizações.
A proposta deve ser apresentada ainda nessa sexta-feira (14) para a prefeitura de Patos de Minas.