A fundação alegou que aguarda parecer da Advocacia Geral do Estado
A Rede Fhemig suspendeu a contratação da empresa vencedora do processo de seleção Organização Social para administrar o Hospital Regional Antônio Dias Maciel em Patos de Minas. A Fhemig que é a responsável pela unidade diz que vai aguardar parecer da Advocacia Geral do Estado.
A opinião ainda se divide se a OS é a alternativa mais eficiente para administrar um hospital público, diante a exemplos que tiveram sucesso e outros envolvidos em escândalos. Mas a Fhemig lançou edital em 2021 para contratar uma OS para administrar o Hospital Regional Antônio Dias. Em março de 2021, o Ministério Público ingressou com uma ação civil pública que questionava a forma do contrato e ainda não houve um parecer da justiça. Como não houve interessado no primeiro edital, o processo foi cancelado.
A Fhemig então lançou outra licitação em setembro de 2022, e desta vez, a Fundação Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia foi a vencedora, mas o Ministério Público pediu, a extensão da liminar para que a celebração do contrato entre a Fhemig e a OS só ocorra após a decisão final da justiça. A ação ainda não foi julgada e o contrato de gestão que deveria acontecer em 22 de novembro foi suspenso pela Fhemig até que a Advocacia Geral faça um parecer.