Despedida: Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano, em Roma
Pontífice faleceu às 7h35 da manhã desta segunda-feira (21)
Por: Redação PatosJá
Fonte: Agência Brasil - Lorena Teixeira

O Papa Francisco morreu aos 88 anos, no Vaticano, em Roma, na manhã desta segunda-feira (21). O anúncio da morte foi realizado pelo camerlengo Kevin Farrell da Casa Santa Marta. O pontífice marcou a Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano.
“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”, disse o cardeal.
Saúde
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, sofreu com dificuldades respiratórias no início deste ano e ficou internado por quase 40 dias no Hospital Gemelli, onde recebeu alta no dia 23 de março. Logo após, foi diagnosticado com pneumonia nos dois pulmões.
Durante a internação, o papa precisou de transfusões de sangue devido à baixa contagem de plaquetas, relacionada à anemia. Além disso, também apresentou insuficiência renal leve e usou cadeira de rodas nos últimos anos por dores no joelho e nas costas.
Biografia
O pontífice se formou em técnico em química, mas acabou escolhendo o sacerdócio. Licenciado em filosofia, Francisco foi professor de literatura, psicologia e, em seguida, conseguiu a licenciatura em teologia. Em 1969, foi ordenado sacerdote, aos 32 anos.
Como padre jesuíta, foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires e, em 2001, como cardeal. Em 2013, assumiu o papado. Francisco ficou conhecido por projetos missionários centrados na comunhão e na evangelização, com foco na assistência aos pobres e enfermos.
Ao longo de papado, lançou apelos à comunidade internacional por cessar-fogo em conflitos na Europa e no Oriente Médio, nomeou uma mulher para chefiar um importante gabinete do Vaticano e proclamou uma canonização por um milagre que teria ocorrido na Amazônia.
Além disso, o jesuíta fez alerta em prol da preservação do meio ambiente e, em uma decisão histórica, administrou a bênção de padres a casais do mesmo sexo. Conforme o camerlengo Kevin Farrell, o Papa Francisco ensinou o Evangelho com amor universal.
Leia também