Minas Gerais avança com novo processo para CNH e cidadão já pode realizar curso gratuito
Candidato não terá exigência de horas mínimas para concluir curso na autoescola presencial
Por: Redação PatosJá
Fonte: Agência Minas - Lorena Teixeira
O estado de Minas Gerais avançou na implementação do novo processo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que modifica a formação dos condutores do país. O cidadão mineiro já pode realizar o curso teórico gratuito disponibilizado pelo Governo Federal.
A adaptação possibilita que o candidato consiga ser aprovado com 20 pontos ou mais em 30 questões. Antes, a quantidade de acertos mínimos era de 21 pontos. Outra mudança foi a exclusão do prazo de 12 meses para o vencimento da pauta que, agora, é indeterminado.
Também estão previstas outras etapas do processo, como a adaptação do sistema para a carga horária mínima do curso prático de 20 horas/aula para duas horas/aula. Vale destacar que o curso teórico passará a ser recebido no sistema estadual e poderá seguir o fluxo.
O candidato não terá exigência de horas mínimas para concluir o curso na autoescola. De acordo com o Governo Federal, o primeiro passo será o preenchimento do formulário e pagamento da taxa, para agendar a coleta biométrica e os exames médico e psicotécnico.
Ainda estão em andamento a criação de um processo de cadastro para instrutores autônomos, a atualização do sistema de questões teóricas, a atualização do exame prático de direção e a revisão normativa para a aplicação dos exames médico e psicológico.
As mudanças estão sendo implementadas de forma gradativa. As novas normas alteraram o processo de obtenção e renovação do documento, que vai desde a inscrição inicial, cursos exigidos, exames de aptidão teórica e prática até a expedição da habilitação.
Leia também
