patosja_logo

Quociente eleitoral e partidário: entenda como um candidato a vereador é eleito

No sistema proporcional, as vagas pertencem a partidos ou federações mais votados. Veja como é feito o cálculo

por Odair Cardoso

fonte: TSE.

Publicado: 01-04-2024 9:28:25

Geral

arte colorida em verde e branco com a inscrição, Eleições 2024

No dia 6 de outubro, mais de 153 milhões de eleitoras e eleitores de 5.569 cidades do país vão às urnas escolher as pessoas que irão ocupar os cargos de prefeito e vereador pelos próximos quatro anos. Você já deve saber que os titulares das prefeituras são eleitos pelo sistema majoritário, ou seja, vence quem for mais votado. Entretanto, para a eleição dos vereadores, o sistema adotado é o proporcional, que considera os quocientes eleitoral e partidário, além de sobras e médias.

 

Como funciona o sistema proporcional

 

No sistema proporcional, as vagas são destinadas aos partidos e federações, e não a candidatas e candidatos. Esse modelo é utilizado para eleger representantes para as casas legislativas (deputado federal, estadual e distrital e vereador). As regras estão na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.677/2021.

 

Na eleição proporcional, quando for votar na urna eletrônica, o eleitor pode registrar voto de legenda – isto é, no partido ou na federação, digitando somente os dois primeiros números da agremiação – ou voto nominal – ou seja, diretamente para uma candidata ou candidato. No caso de votação para vereador, como a deste ano, o voto nominal tem cinco dígitos.

 

Treine seu voto no Simulador de Votação.

 

Após a votação, para conhecer os vereadores eleitos, é preciso definir quais partidos têm direito a ocupar vagas nas Câmaras Municipais. E isso se dá pelo cálculo do quociente partidário. Depois, dentro das agremiações, será verificado quem foram os mais votados nominalmente. Assim, é possível saber os nomes que vão ocupar as vagas destinadas às legendas.

 

Ns pleitos proporcionais, não existe mais a possibilidade de coligação. A partir das Eleições 2020, somente passou a ser permitida essa união para apoiar uma candidatura em eleições majoritárias (para os cargos de presidente, senador, governador e prefeito).

 

Com a reforma eleitoral de 2021, os partidos puderam formar federações para apoiar tanto candidaturas nas eleições proporcionais quanto nas majoritárias. No caso das federações, as legendas devem ter afinidade programática e durar, pelo menos, os quatro anos do mandato.

 

Cálculo para encontrar os eleitos: quocientes eleitoral e partidário

O cálculo para encontrar os eleitos em eleições proporcionais é feito a partir dos chamados quocientes eleitoral (QE) e partidário (QP).

 

Quociente eleitoral: é obtido pela soma do número de votos válidos dividida pelo número de cadeiras em disputa. Para o cálculo, despreza-se a fração, se igual ou inferior a 0,5 (meio), ou arredonda-se para 1, se superior.

 

Mais votados nominalmente - A partir dos cálculos, o partido ou federação verifica os candidatos mais votados nominalmente. Serão eleitas e eleitos somente aqueles que obtiverem votos em número igual ou superior a 10% do QE. Esses são os eleitos que vão ocupar as cadeiras a que o respectivo partido ou federação tem direito.

Sobras

Após conhecer a quantidade de vagas a que cada legenda tem direito com a aplicação do QP e a exigência de votação nominal mínima, no caso de sobras de vagas, elas serão distribuídas pelo cálculo da média de cada partido ou federação.

 

Média de cada partido ou federação - Essa média é determinada pela quantidade de votos válidos recebidos pela legenda dividida pelo QP acrescido de 1. Ao partido ou federação que apresentar a maior média caberá uma das vagas a preencher, desde que tenha atingido 80% do QE e que tenha em sua lista candidata ou candidato que atenda à exigência de votação nominal mínima de 20% do QE.

Essa operação deverá ser repetida para a distribuição de cada uma das vagas restantes e, para o cálculo das médias, serão consideradas, além das vagas obtidas por QP, as sobras de vagas que já tenham sido obtidas pelo partido ou pela federação em cálculos anteriores, ainda que não preenchidas.

 

Em caso de empate de médias, considera-se o partido ou federação com maior votação. Se ainda ocorrer empate, será considerado o número de votos nominais recebidos por quem disputa a vaga. Se ainda assim ficar empatado, deverá ser eleita a pessoa com maior idade.

 

Maiores médias entre todos - Quando não houver mais partidos ou federações que tenham alcançado votação de 80% do QE e que tenham em suas listas candidatas ou candidatos com votação mínima de 20% desse quociente, todas as legendas, federações, candidatas e candidatos participarão da distribuição das cadeiras remanescentes, aplicando-se o critério das maiores médias.

Essa última divisão das sobras de vagas foi alterada em fevereiro deste ano, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para compatibilizá-la com a Constituição, garantindo a participação de todos os partidos e federações na distribuição.

 

Vagas para vereador

 

O total de vagas para a Câmara de Vereadores depende do tamanho da população de cada cidade. Deve haver o número mínimo de nove e o máximo de 55 cadeiras de vereador na Câmara Municipal, norma que obedece ao critério de proporcionalidade em relação ao número de habitantes da localidade. As regras estão contidas no inciso IV do artigo 29 da Constituição Federal.

NTV
Bruna Rodarte, Glória Marra e Nathália Porto são as três candidatas à Rainha Nacional do Milho 2024
PCMG
Homem é preso pela PC após descumprir medidas protetivas e quebrar janela da casa de ex-companheira com socos
PMMG
PM prende condutor na MG-188 por adulteração de sinal identificador de veículo
Márcio Oliver
Moradores do bairro Campos Elíseos denunciam carvoaria em Patos de Minas e pedem encerramento da atividade
IMAGEM DA INTERNET
Motoristas por aplicativo de Patos de Minas realizam paralisação nesta sexta-feira e pedem “valor justo” para corridas
acidente
Moticiclista sofre acidente após tentar desviar de buracos na avenida Fátima Porto
NTV
Motociclista fica ferido em acidente na rotatória da Av. Paranaíba com a rua Cônego Getúlio
imagem colorida mostrando posto de pedágio na BR 365 em frente as cancelas
MPF e MPMG pedem nulidade do contrato de concessão das BR-365 e 452
imagem colorida mostrando cartão da mega sena com uma mão segurando caneta
Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 56 milhões
imagem colorida feita durante a noite, mostrando policiais ao lado de dois ônibus na rodovia
Operação Narcos: duas pessoas são presas durante ações em rodovia
PMMG
Foragido da Justiça por violência doméstica é capturado durante operação da PMR
lixo
Descarte irregular de lixo em estradas nos arredores da cidade incomoda moradores
NTV
Adolescente de 14 anos alega ter sido vítima de estupro em Patos de Minas
ARTE MAMORÉ
Mamoré reforça zaga com contratação de Fernando Teixeira
NTV
Mato e esgoto a céu aberto incomodam moradores do bairro Vila Rosa
PMMG
Dois veículos se envolvem em acidente na MGC-462
NTV
Polícia Civil indicia idoso por tentativa de homicídio contra ex-genro em Patos de Minas
pedido de ajuda
Com risco de perder a visão, mulher tenta arrecadar recursos para custear cirurgia
álcool 70%
Álcool 70% líquido não estará mais disponível ao consumidor
imagem colorida mostrando os materiais furtados
Mulher é presa por furto de materiais no Estádio Zama Maciel
imagem colorida mostrando prisma da Polícia Militar ao lado das duas pedras de cocaína, arma falsa, notas de dinheiro de dois, cinco, dez, e 100 reais, além celulares
Polícia localiza cocaína, simulacro de arma e dinheiro, durante o cumprimento de mandado
Imagem colorida mostrando a entrdada da agência da Receita Federal em Patos de Minas.
Receita alerta para golpe do falso aplicativo do Imposto de Renda
imagem colorida, mostrando duas mãos contando notas de cinquenta reais
Bancos promovem mutirão de negociação financeira até 15 de abril
imagem colorida feita durante a noite, mostrando a caminhonete de cor prata sobre a prancha de um guincho estacionado na rua
Caminhonete furtada em Patos de Minas é recuperada na cidade de Carmo do Paranaíba