Trabalhadores nascidos em novembro e dezembro podem sacar abono salarial
Benefício vale para quem tem carteira assinada e ganha até dois salários mínimos
Por: Redação PatosJá
Fonte: Agência Brasil - Lorena Teixeira

Os mais de três milhões de trabalhadores nascidos em novembro e dezembro já podem sacar o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS), a partir desta sexta-feira (15). O benefício vale para quem tem carteira assinada e ganha até dois salários mínimos.
Vale destacar que também tem direito ao saque o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos e tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base (2023). Quem trabalhou 12 meses receberá o salário mínimo, R$ 1.518,00.
É preciso que as informações do empregado estejam corretas na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), responsável por coletar dados socioeconômicos. O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada.
Pagamento
Os trabalhadores da iniciativa privada com conta-corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal receberão o crédito automático no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, pelo aplicativo Caixa Tem.
O PIS é pago pela Caixa e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Será liberado pouco mais de R$ 4,24 bilhões neste mês. O trabalhador pode conferir a situação do benefício no aplicativo Carteira de Trabalho Digital. A quantia está disponível no Portal Gov.br.
Leia também