Ação ambiental reúne mais de 120 pessoas na Fazenda Reserva Heitor
Propriedade conta com mais de 40 hectares de mata fechada

Uma ação ambiental reuniu mais de 120 pessoas, entre estudantes, diretores e professores de instituições escolares, lideranças políticas e entidades na Fazenda Reserva Heitor. A propriedade rural com produção de café é referência de sustentabilidade há três gerações.
Em sua 17ª edição, os convidados conheceram 216 hectares do local, sendo 140 para produção de lavouras de café e a reserva florestal com mais de 40 hectares de mata fechada, com a presença de nascentes, corredeiras e programas permanentes de revegetação e recomposição de espécies arbóreas.
A programação contou com o lançamento de livro com dinâmicas de escotismo, contação de histórias, palestras e com a plantação de mudas de árvores nativas do cerrado. Cerca de 80 alunos da Escola Municipal Gino André Barbosa participaram das brincadeiras lúdicas e do plantio das árvores.
Vale destacar que a Reserva Heitor foi premiada diversas vezes na categoria Média Propriedade do Prêmio Fazenda Sustentável, que alia a recuperação do cerrado à qualidade da produção. No momento, a fazenda possui todas suas Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal reconstituídas e é referência para projetos.
A gerente administrativa da fazenda, Mariana Heitor, contou que o trabalho começou depois que os pais dela adquiriram a propriedade rural. O resultado da dedicação da família foi a reconstituição do ecossistema do cerrado, incluindo elementos da fauna, flora, solo e nascentes presentes no local.
“Para eles, na reserva existem dois importantes significados. Um deles é uma referência à qualidade além da média atribuída aos cafés produzidos na fazenda, e o outro é uma homenagem à nossa terra e legado”, disse Mariana.