Logo Patosja

Ação ambiental reúne mais de 120 pessoas na Fazenda Reserva Heitor

Propriedade conta com mais de 40 hectares de mata fechada

Por: Redação PatosJá

Fonte: Codema

Publicado em: 9:49 27-09-2024

Compartilhar:

Cerca de 80 alunos participaram da ação ambiental

Uma ação ambiental reuniu mais de 120 pessoas, entre estudantes, diretores e professores de instituições escolares, lideranças políticas e entidades na Fazenda Reserva Heitor. A propriedade rural com produção de café é referência de sustentabilidade há três gerações.


Em sua 17ª edição, os convidados conheceram 216 hectares do local, sendo 140 para produção de lavouras de café e a reserva florestal com mais de 40 hectares de mata fechada, com a presença de nascentes, corredeiras e programas permanentes de revegetação e recomposição de espécies arbóreas.


A programação contou com o lançamento de livro com dinâmicas de escotismo, contação de histórias, palestras e com a plantação de mudas de árvores nativas do cerrado. Cerca de 80 alunos da Escola Municipal Gino André Barbosa participaram das brincadeiras lúdicas e do plantio das árvores.


Vale destacar que a Reserva Heitor foi premiada diversas vezes na categoria Média Propriedade do Prêmio Fazenda Sustentável, que alia a recuperação do cerrado à qualidade da produção. No momento, a fazenda possui todas suas Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal reconstituídas e é referência para projetos.


A gerente administrativa da fazenda, Mariana Heitor, contou que o trabalho começou depois que os pais dela adquiriram a propriedade rural. O resultado da dedicação da família foi a reconstituição do ecossistema do cerrado, incluindo elementos da fauna, flora, solo e nascentes presentes no local.


“Para eles, na reserva existem dois importantes significados. Um deles é uma referência à qualidade além da média atribuída aos cafés produzidos na fazenda, e o outro é uma homenagem à nossa terra e legado”, disse Mariana.

Leia também