Estátua já passou por diversas restaurações devido às depredações
O monumento “O Herói Anônimo – Homenagem ao Homem do Campoâ€, que foi inaugurado no dia 24 de maio de 1961 e está localizado em uma das principais avenidas da cidade, na Getúlio Vargas, faz parte da história de Patos de Minas e voltou a ser atacado. A observação foi destacada na tarde deste sábado (20) pela representante do Conselho Municipal de Patrimônio Historico, Marialda Coury.
Os artistas espanhóis, Antônio Dias Lopez e Carlos Pachon Sanchez, são os responsáveis pela obra, sendo que Antônio fez o esboço do monumento e Carlos fez a execução.
Desde então, o monumento foi atacado por vândalos inúmeras vezes. Ele já foi depredado e teve a mão esquerda que carrega a espiga de milho arrancada, já foi pichado, entre e outras depredações.
A artista Marialda Coury acredita que a estátua já foi restaurada pelo menos quatro vezes, sendo que sua reforma principal aconteceu em 2002 com Antônio Dias Lopez, em sua vinda ao Brasil.
No dia 20 de julho deste ano o “Homem do Balaio†recebeu nova pintura, e um mês após teve mais uma vez a mão arrancada.
Marialda disse que acredita que o vândalo usou um bloquete para quebrar a mão da estátua. Ainda de acordo com a representante do CONDEPAHC, imagens da nova depredação foram encaminhasse ao prefeito de Patos de Minas, junto com um pedido de instalação de câmera de segurança no local.