Inflação sobe 0,39% em novembro por aumento de carnes, cigarros e passagens aéreas
Mês é o terceiro mais influenciado pela alta de preços das carnes
A inflação subiu 0,39% em novembro devido aos aumentos de carnes, cigarros e passagens aéreas. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mês é o terceiro mais influenciado pela alta de preços das carnes nos supermercados e açougues.
O levantamento apontou que o resultado no grupo de “Alimentos e Bebidas”, após o aumento das carnes, foi de 8,02%. Já o grupo de “Transportes” impulsionou o preço da passagem aérea em 22,65% e as “Despesas Pessoais” ficaram marcadas pela alta de 14,91% no mercado.
Apesar do crescimento, há uma desaceleração em comparação ao mês de outubro, quando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,56%. Segundo o gerente do indicador oficial da inflação no Brasil, André Almeida, houve um aumento de 4,29%, em 2024.
“Acumulado nos últimos 12 meses, a inflação acelerou de 4,76% para 4,87%”, disse o gerente.
André informou que a maior queda registrada no penúltimo mês do ano foi do grupo “Habitação”, com 1,53%. Conforme o gerente, a energia elétrica residencial sofreu uma queda de 6,27% devido à mudança da bandeira tarifária vermelha, patamar 2, para a amarela.