Após sanção do governo, UFU tem quase 20% do orçamento de 2021 reduzido

Segundo a Andifes, a medida retira 1 bilhão de reais das 69 universidades federais do país, 18,16% a menos do que o ano passado.

por Aiandra Faria
18/05/2021 - 09h00

Patos Já - Após sanção do governo, UFU tem quase 20% do orçamento de 2021 reduzido

O campus de Patos de Minas da Universidade Federal de Uberlândia foi afetado com o corte orçamentário sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, em abril deste ano.

Segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a medida retira 1 bilhão de reais das 69 universidades federais do país, 18,16% a menos do que o ano passado.

Matheus de Souza Gomes, assessor do reitor do campus da UFU Patos de Minas lamenta o ocorrido e salienta que mesmo com a pandemia, as universidades tem trabalhado bastante.

“Ao todo no Brasil são mais de 1200 projetos de pesquisa em andamento, além de mais de 50 hospitais universitários que auxiliam nos testes e acolhimento dos pacientes da Covid-19, com leitos de UTI e enfermarias”, disse.

O assessor exemplifica ainda que a UFU tem trabalhado incansavelmente na realização de testes para a Secretaria de Saúde de Patos de Minas, atendendo a todo o município.

O orçamento de 2020 para 2021 da UFU sofreu uma redução na verba discricionária de aproximadamente 20%, o que na prática, significa um bilhão de reais a menos.

“Este valor foi retirado do orçamento, se ele foi comparado ao ano de 2020, porém frisamos que o mesmo já havia sofrido inúmeros cortes nos anos anteriores”, afirmou Matheus.

O corte na verba também afeta a obra do campus na cidade, visto que o montante de 3,5 milhões de reais recebidos para 2021, deve ser utilizado em toda a universidade.

“Estamos tentando buscar outras fontes de recurso para construção do bloco A, como extra orçamentos do Ministério da Educação, emendas parlamentares, etc.”, conclui o assessor.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG