Com retorno obrigatório das aulas presenciais Secretaria de Educação responde dúvidas sobre a retomada das atividades

Cerca de 8 mil estudantes devem retornar na rede municipal

por Redação Patos Já
03/11/2021 - 07h00

Patos Já - Com retorno obrigatório das aulas presenciais Secretaria de Educação responde dúvidas sobre a retomada das atividadesArquivo Patos Ja.

A obrigatoriedade da retomada das aulas 100% presenciais teve início nesta quarta-feira (3/11), nas escolas da rede de ensino estadual.

Enquato o Estado retoma as atividades, Patos de Minas por meio da secretaria de educação  publicou cartilha para tirar as dúvidas dos pais e estudante quanto a volta obrigatória no dia 8 deste mês. A divergência de datas do muncípio para o Estado se dá após reunião conjunta com diretores. A justificativa é que muitas mesas e cadeiras foram retiradas das salas de aula para cumprir o distanciamento do protocolo anterior. Em razão do feriado, as unidades não tiveram tempo suficiente de readequar os ambientes até esta quarta-feira e solicitaram prazo maior.

A publicação se propõe a responder as perguntas mais frequentes sobre retorno obrigatório, acertado entre diretores de escolas e a pasta da educação. O texto explica por exemplo, quais são as comorbidades aceitas para que a criança tenha a permissão de ficar em casa, indicando que neste caso os pais terão que apresentar relatório médico ou laudo constando doenças pré-existentes associadas a um agravante do quadro clínico do paciente quando outra doença se instala. “Apenas o aluno que possui comorbidade comprovada terá acesso ao ensino remoto ou híbrido”.

Confira outros questionamentos que constam na publicação:

Meu filho não tem uniformes da escola. Será obrigatório para o período presencial até o fim deste ano letivo?

- Não será obrigatório. O permitido será calça jeans ou bermuda (não short) e camiseta.

Não tenho condições de adquirir material escolar novo para o meu filho usar apenas neste período final. O que a escola exigirá em relação a isso?

- Não haverá lista de material escolar, apenas lápis, caneta, borracha e caderno, itens esses que os alunos já usam nas aulas remotas e nos cadernos de atividades.

Meu filho ainda não vacinou, tenho receio de enviá-lo para a escola. As unidades estão preparadas para receber os alunos com segurança?

- A entrada e saída serão escalonadas, bem como o horário do recreio. O uso de máscara é obrigatório, e o álcool gel continuará sendo disponibilizado nas escolas. Cada aluno(a) deve ter seu autocuidado nas interações com os colegas.

Os CMEIs também retornarão, será horário integral?

- Os centros de educação infantil voltam às aulas e, no geral, será de forma integral. Há casos específicos em que o quadro de estagiários não está completo, o que impede o retorno integral. As unidades estão em contato com as famílias, e os pais podem procurar os próprios CMEIS em caso de dúvidas.

Por que a prefeitura decidiu pelo retorno presencial obrigatório há poucos dias do fim do ano letivo? Essa volta fará diferença na educação do meu filho?

- A prefeitura está seguindo o protocolo determinado pelo Governo de Minas Gerais. As flexibilizações, segundo o Governo estadual, foram possíveis devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19, inclusive para adolescentes de 12 a 17 anos, e à redução de casos e óbitos em decorrência da doença. O cenário epidemiológico em Patos de Minas acompanha a realidade estadual e nacional, o que possibilita o retorno.

A publicação esclarece ainda que, escolas estaduais seguem as definições do Governo de Minas Gerais, o qual estabeleceu o retorno obrigatório para a partir de 3/11/2021. Já as instituições particulares têm a opção de tornar obrigatória ou não a volta 100% presencial de todos os alunos, devendo os pais seguirem o que for definido em cada unidade de ensino.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG