Educação básica de Patos de Minas supera média estadual e nacional no Ideb

Os alunos dos anos iniciais e finais foram avaliados nas disciplinas de língua portuguesa e matemática

por Débora Araújo
Fonte: Débora Araújo - foto: Ascom Prefeitura
06/09/2018 - 10h00

Patos Já - Educação básica de Patos de Minas supera média estadual e nacional no Ideb

Patos de Minas ficou em lugar de destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos últimos anos. O indicador, que é um parâmetro de qualidade da educação nacional, foi criado em 2007 e a cada dois anos calcula a aprovação das escolas e o desempenho dos alunos matriculados.

Os estudantes são avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e, em Patos de Minas, o último resultado do levantamento superou as notas estipuladas pelo INEP/MEC.

Nos anos iniciais a nota foi de 7.1 pontos, superando importantes cidades mineiras como Uberaba (5.3), Araxá (4.7), Uberlândia (4.5) e Paracatu (4.4). Já nos anos finais, a média do município também foi alta quando comparada com o macro cenário da educação. A cidade alcançou 5.5 pontos, contra a média de 4.5 do estado de Minas Gerais e 4.7 do Brasil.

Com o crescimento mais alto dos últimos anos, o Ideb dos alunos de Patos de Minas teve um aumento gradativo e passou de 6.3 em 2013 para 6.5 em 2015, até atingir a marca de 7.1 no ano de 2017.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação em exercício, Denise Barros, o crescimento é significativo e demonstra os frutos de um trabalho sistemático realizado pela equipe pedagógica do município e pelas instituições de ensino.

Ainda segundo a secretária, os resultados mostram que Patos de Minas é um município comprometido com a educação, tendo em vista o seu Ideb, na região do Alto Paranaíba, mantém-se como uma referência educacional. 


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG