Intercambistas e estudantes de medicina de outros países conhecem sistemática do SUS em Patos de Minas

Estudantes da Alemanha, Tunísia e Egito visitaram a UPA nessa semana

por Aiandra Faria
23/09/2021 - 14h10

Patos Já - Intercambistas e estudantes de medicina de outros países conhecem sistemática do SUS em Patos de Minas

O nosso Sistema Único de Saúde, o SUS, que oferece gratuidade aos serviços de saúde, é o maior do mundo. Mesmo diante à problemas, serve de modelo e até mesmo curiosidade. Tanto que  vários acadêmicos de medicina e autoridades vieram ao Brasil conhecer de perto o sistema.

O Sistema Único de Saúde (SUS) teve sua lei de criação regulamentada, a de nº 8080, no dia 19 de setembro de 1990. No último domingo, o SUS completou 31 anos de existência e tem se consolidado como o maior sistema público de saúde do mundo, além de ser o maior patrimônio da população brasileira e o principal aliado da sociedade no enfrentamento à Covid-19 e outras emergências em saúde pública.

Pensando nisto, uma estudante de medicina do Unipam decidiu criar um projeto de Intercâmbio e trazer jovens estudantes de outros países do mundo para conhecer a realidade da saúde no nosso país e como funciona o SUS.

Os jovens são do primeiro grupo de estudantes que vieram de países como a Alemanha, Tunísia e Egito. Eles têm entre 19 e 23 anos e estão entre o primeiro e o sexto ano de faculdade. Nessa semana, eles conheceram a Unidade de Pronto Atendimento, a UPA de Patos de Minas


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG