Números do analfabetismo no Brasil preocupam

Em Patos de Minas professora aposentada dedica seu tempo para educação de jovens e adultos

por Aiandra Faria
Fonte: Aiandra Faria - Foto: Arquivo
14/08/2018 - 12h01

Patos Já - Números do analfabetismo no Brasil preocupam

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem hoje no Brasil 11,8 milhões de analfabetos. Esse número corresponde a cerca de 8% da população e mostra que a educação brasileira é um problema estagnado.

Segundo a Superintendente Regional de Ensino, Elizabeth Maria Nascimento, outra situação preocupante são os analfabetos funcionais, que são as pessoas que frequentaram a escola, mas, não concluíram o ensino. Ou que concluiram o segundo grau, mas, não dominaram ainda as habilidades e competências necessárias de uma leitura fluente, interpretação e produção de texto.

Para tentar diminuir a taxa de analfabetismo, o estado tem desenvolvido vários programas educacionais. Nas cidades atendidas pela Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas, sete projetos são aplicados para alfabetizar jovens, adultos e crianças, como Encceja, Plano Intervenção Pedagógico, EJA- Educação de Jovens e Adultos, Tele Salas, Campanha VEM, APD- Apoio pedagógico diferenciado, e CESEC- Centro Estadual de Educação Continuada.

Mesmo com tantos programas, estudar não é tarefa fácil para muitas pessoas. Apesar da dificuldade, o aposentado José Miguel Gomes, de Patos de Minas, decidiu que queria aprender a ler e escrever e há apenas três meses fazendo aulas, ele já se orgulha do caderno, da caligrafia e de tudo que aprendeu. Ele dedica duas horas do seu dia para as aulas que acontecem na casa da Dona Eunir.

Professora aposentada, Dona Eunir dedica seu tempo e dispõe da sua garagem para praticar sua paixão por lecionar. Segundo ela, a educação pode ser a chave de mudança de diversos problemas que afetam o país, como segurança pública e desigualdade social.

  • Números do analfabetismo no Brasil preocupam
  • Números do analfabetismo no Brasil preocupam
  • Números do analfabetismo no Brasil preocupam
  • Números do analfabetismo no Brasil preocupam

Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG