Patos de Minas recebe visita de reitor da UFU

Em reunião com servidores e estudantes, reitor falou sobre cortes na universidade para conter gastos

por Redação Patos Já
20/08/2019 - 19h20

Patos Já - Patos de Minas recebe visita de reitor da UFU

O encontro entre servidores e estudantes da Universidade Federal de Uberlândia aconteceu nesta terça-feira (20) na sede da instituição, que funciona nos Pavonianos. Entre os assuntos discutidos foi abordado o Future-se. O programa propõe uma mudança de cultura nas instituições públicas de ensino superior, como maior autonomia financeira a universidades e institutos federais. A pauta será tema de audiência pública em Uberlândia. O prazo para decisão termina no dia 27 deste mês. A decisão final sobre a adesão ou não ao programa será tomada pelo Conselho Universitário.

Nesta semana a Universidade Federal de Uberlândia anunciou cortes em alguns serviços para conter gastos. O contingenciamento de recursos afetou a instituição que perdeu mais 41 milhões de reais. Serviços básicos, estrutura, quadro de funcionários e pesquisas científicas estão sendo afetados. O trabalho é para que a área acadêmica seja a menos prejudicada possível, para que os estudantes não sejam afetados. Mas, a área administrativa da instituição tem sofrido muito.

Segundo o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, é um volume de recursos tão grande, que pequenas medidas de ajustes não são capazes de acomodar. Além disso, ao longo do tempo a instituição já vinha sofrendo com um orçamento muito reduzido, especialmente porque ele não vinha sendo reajustado de acordo com a inflação. Outro detalhe é que nos últimos dois anos os recursos para investimento tiveram uma queda brutal. Isso tem causado preocupação em todas as universidades federais e também nos institutos federais.

Outra preocupação é em relação ao repasse de bolsas à alunos. A UFU ainda anunciou a suspensão temporária do Programa Bolsas de Graduação. De acordo com a instituição, será temporariamente suspensa a implementação do "Programa Bolsas de Graduação - PBG" com início previsto para setembro deste ano. Também foi confirmada a suspensão do pagamento de bolsas de iniciação científica relativas a contrapartida da UFU para com a Fapemig, também a partir de setembro. Um programa com duzentas bolsas de graduação foi adiado até que haja sinalização de retomada de recursos pelo governo federal.

Devido a falta de repasses do governo federal, a obra do Campus de Patos de Minas corre o risco de parar mais uma vez. Os recursos estão garantidos apenas para o ano de 2019. “O MEC já está informado que em termos de obras da UFU, o campus de Patos de Minas é prioridade. Mas, precisamos do apoio da comunidade e de representantes políticos para pressionar e buscar recursos. Só assim, a finalização da obra estará garantida”, concluiu o reitor da UFU.

  • Patos de Minas recebe visita de reitor da UFU
  • Patos de Minas recebe visita de reitor da UFU
  • Patos de Minas recebe visita de reitor da UFU

Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG