Prefeitura decreta adiamento na retomada das aulas em Patos de Minas
A medida ocorre devido ao aumento no contágio da Covid-19 no município
30/01/2021 - 08h00
A prefeitura publicou decreto na noite dessa sexta-feira (29), adiando a retomada das atividades escolares presenciais da educação básica, que inclui o ensino infantil, fundamental e médio em Patos de Minas, nas instituições públicas, privadas e filantrópicas, até o dia 28 de fevereiro . A medida ocorre devido ao aumento no contágio da Covid-19 no município, que nesta semana chegou a 5.478 casos confirmados.
O texto diz que este prazo poderá ser reduzido se houver manifestação favorável de órgãos sanitários, ou mesmo ampliado, se for constatado não haver possibilidade de retorno seguro. No entanto, o decreto ressalta que fica mantida a permissão de funcionamento de instituições com oferta de ensino superior, cursos de pós-graduação e cursos livres, por meio das recomendações do Minas Consciente e adoção dos protocolos sanitários.
Ainda segundo o decreto, as atividades pedagógicas não presenciais poderão ser adotadas por escolas que trabalham com a educação básica, considerando singularidades e metodologias adequadas a cada contexto, enquanto persistirem as restrições sanitárias para a presença de estudantes em ambientes escolares.
Em nota a assessoria da prefeitura informou que nos últimos dias houve aumento brusco dos casos da Covid-19. "A ocupação de leitos públicos chegou a 100%, e a taxa de contaminação local é cerca de 30% maior do que a de todo o estado de Minas Gerais", afirma o texto. O comunicado ainda informou que, a recomendação para a abertura de escolas é de 20 casos diários por 100 mil habitantes. Para Patos de Minas, com cerca de 150 mil habitantes, seriam portanto aproximadamente 30 casos.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor