Cerca de 600 mil cabeças de bovinos e bubalinos devem ser vacinadas contra febre aftosa na região

A imunização deve começar no dia 1º de novembro

por Matheus Borges
27/10/2021 - 16h10

Patos Já - Cerca de 600 mil cabeças de bovinos e bubalinos devem ser vacinadas contra febre aftosa na região

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa terá início no dia 1º e vai a 30 de novembro - devem ser vacinados  bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses. Na Coordenadoria Regional do Ima, em Patos de Minas, cerca de 600 mil cabeças de bovinos e bubalinos, de 0 a 24 meses, devem ser vacinados.

O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem como estratégia a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal. Em Minas Gerais, compete ao nstituto Mineiro de Agropecuaria- IMA, o planejamento, a coordenação e execução do Programa que tem ações e responsabilidade compartilhada com o setor privado.

A vacinação é uma das exigências para os proprietários dos animais. A primeira etapa aconteceu de 1º a 31 de maio - onde foram vacinados todos os bovinos e bubalinos independente da idade. E a partir do do dia primeiro de novembro a Segunda etapa. Na Coordenadoria Regional do Instituto Mineiro de Agropecuária em Patos de Minas ao todo 1 milhão 500 cabeças de Bovinos e Bubalinos. Divididos 15.600 proprietários. Só em Patos de Mina são 251 mil cabeças e 2900 proprietários. De modo geral, na Coordenadoria Regional, a partir de primeiro de novembro devem ser vacinados 600 mil cabeças de Bovinos e Bubalinos 0 a 24 meses.

A vacinação deve acontecer até o próximo ano. Pois em 2023 a imunização deve ser suspensa devido a possível erradicação da Febre Aftosa, mas, os cuidados deverão ser mantidos.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG