Em mais uma ação, Procon notifica Copasa por desabastecimento em Pindaíbas

Companhia tem 24 horas para restabelecer o abastecimento

por Aiandra Faria
08/10/2021 - 18h30

Patos Já - Em mais uma ação, Procon notifica Copasa por desabastecimento em Pindaíbas

A fiscalização do Procon de Patos de Minas esteve nesta sexta-feira (8) no distrito de Pindaíbas. O órgão foi até o local verificar denúncias de falta d'água apresentadas pela população na manhã de hoje. Foram fiscalizados oito locais, e todos estavam desabastecidos. A informação é de que o desabastecimento começou na última quarta-feira (6).

Devido a falta de água na localidade, o órgão notificou mais uma vez a Copasa, prestadora do serviço no distrito, para restabelecer o abastecimento em até 24 horas e apresentar ao Procon a justificativa para o problema.

Desde o início do ano, a Prefeitura de Patos de Minas já multou a companhia em mais de R$ 1 milhão por descumprimentos aos serviços previstos no contrato com o Executivo municipal.

Em nota, a Copasa informou ter recebido a notificação do Procon Municipal e esclareceu que o abastecimento em Pindaíbas foi restabelecido na tarde de hoje. A previsão é que seja normalizado, gradativamente, à noite. A nota publicada pela companhia de saneamento diz ainda que a intermitência no fornecimento foi ocasionada por um problema eletromecânico no sistema de distribuição.

Falta de água em Pindaíbas

Nesta sexta-feira (8) moradores do distrito de Pindaíbas enviaram fotos para a redação do Patos Já que mostram o Córrego Bauzinho, responsável por abastecer a localidade, praticamente seco.

Esta não é a primeira vez que o distrito sofre com o desabastecimento. Em 2018, diante do momento de crise hídrica vivido no distrito de Pindaíbas e com o objetivo de melhorar as condições dos recursos hídricos e a qualidade de vida de toda a população foi iniciada a execução do cercamento e proteção das nascentes do córrego Bauzinho, manancial que abastece a comunidade.

Em 2020 o programa Pró-Nascentes realizou uma nova etapa de ações de preservação e conservação de nascentes do município. E cercou nascentes diagnosticadas, no distrito rural de Pindaíbas. Dentre as nascentes, o córrego Bauzinho teve considerável redução de sua vazão e, com isso, o distrito teve de ser abastecido, em situações de emergência, por caminhão-pipa.

Na época, de acordo com a bióloga, Eni Amaral, a equipe técnica ambiental realizou visitas a várias sub-bacias, incluindo a do Córrego Bauzinho, que é abastecido por 37 nascentes, sendo de uma importância para a comunidade.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG