Ligações no SAMU e Corpo de Bombeiros aumentam para receber orientações sobre Covid-19

O trabalho da Defesa Civil também foi intensificado, devido Às campanhas realizadas pelo órgão

por Redação Patos Já
08/04/2020 - 16h00

Patos Já - Ligações no SAMU e Corpo de Bombeiros aumentam para receber orientações sobre Covid-19

O novo coronavírus (Covid-19) tem preocupado a população e criado muitas dúvidas. Apesar de ser um assunto constante nos meios de comunicação e das orientação repassadas por eles, muitos que apresentam qualquer sintoma gripal ficam receosos de estarem com a doença. O balanço realizado pelo SAMU em Patos de Minas demonstra isso.

A maioria das chamadas recebidas pelo órgão é para orientar a população sobre o que fazer em caso de suspeita de coronavírus. Uma das maiores dúvidas é sobre quando procurar atendimento médico. O coordenador do SAMU, Alexander Gonçalves, orienta quais os momentos adequados, como, só procurar o hospital caso apresente falta de ar, dificuldades respiratórias.

Além disso, segundo ele, houve uma redução no deslocamento da equipe, devido à queda no fluxo de veículos nas ruas, que consequentemente registrou um número bem menor de acidentes de trânsito.

O atendimento do corpo de bombeiros, integrado ao SAMU, teve que passar por algumas adaptações, por exemplo, o uso de EPIs, como forma de prevenção contra o contágio do coronavírus nos funcionários e dos pacientes. Já a defesa civil registrou aumento no volume de trabalho, pois o órgão tem realizado campanhas para arrecadação de materiais, principalmente relacionadas à doação de EPIs, como máscaras, aventais, etc. Inclusive, segundo o coordenador da defesa civil, tenente Fernandes, quem tiver interesse em participar, basta entrar em contato.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG