Mais uma vez: Homem flagra chuva de meteoros em Patos de Minas

Todos os anos são registradas chuvas de meteoros perseidas

por Matheus Borges
Fonte: Ivan Soares - Instituto Ids
19/08/2021 - 15h10

Patos Já - Mais uma vez: Homem flagra chuva de meteoros em Patos de Minas

Um surto inesperado de meteoros foi registrado no final de semana no Brasil, Estados Unidos e Canadá. Em Patos de Minas, o Observatório Ids, registrou as imagens.

Todos os anos são registradas chuvas de meteoros perseidas. Enquanto a média que ocorre anualmente é de 16 meteoros por hora em Minas Gerais, no final de semana, o número foi 7 vezes maior, de acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, pelas imagens registradas em Patos de Minas por Ivan Soares, é astrônomo amador e tem 7 câmeras que conseguem capturar imagens a 500 quilômetros de distância. A última vez que ocorreu um surto como esse foi em 2009. Não foram registradas quedas de detritos no chão.

De acordo com análises preliminares da Bramon, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, durante a madrugada do dia 14, foram registrados ao menos 6,5 vezes mais meteoros perseidas do que na madrugada do dia 12. E se aqui no Brasil, a safra de foi boa, na América do Norte, foi um verdadeiro espetáculo. A partir das estações de radiodetecção de meteoros no Hemisfério Norte, durante a madrugada do dia 14, foram registrados até 210 meteoros por hora, mais que o dobro do que foi registrado no momento da máxima teórica, no dia 12 de agosto.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG