Pontos de apoio aos romeiros de Andrequice começam a funcionar no próximo final de semana

Devido a pandemia, os pontos não atenderam os romeiros em 2020 e 2021, retornando este ano, bem como a realização da festa. 

por Matheus Alves
Fonte: PO Hoje
16/07/2022 - 15h00

Patos Já - Pontos de apoio aos romeiros de Andrequice começam a funcionar no próximo final de semana

Devotos de Nossa Senhora da Abadia que moram em cidades da região iniciam a caminhada até o Santuário de Andrequice, povoado de Presidente Olegário, como peregrinação para cumprir promessas ou agradecer alguma graça recebida. O dia da santa é comemorado em 15 de agosto.

Este ano serão dois pontos de apoio um no local chamado de “Cricó” e o outro no povoado de Andrequice próximo ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia. Os pontos começam atendimento no próximo final de semana dias 22 e 23 de julho; e nos dias 29 e 30 de julho, a abertura é às 16h. 

No local, diversos serviços serão oferecidos, como café, leite, pão com molho e caldo de frango. Os pontos oferecerão ainda o serviço de escalda-pés com bacia e água morna para os romeiros descansarem os pés. 

O trabalho é realizado por cerca de 60 voluntários, com apoio da Prefeitura de Presidente Olegário, através da Secretaria Municipal de Saúde que disponibiliza profissionais da área para o atendimento aos romeiros.

Os pontos de apoio funcionam através de doações dos fiéis e elas podem ser feitas diretamente para a coordenadora pelo número 34 9 9668 4057. “No momento, os alimentos que mais estamos precisando é de carne moída, frango, bacon e calabresa”, explica.

A orientação aos romeiros é caminhar em fila indiana e em sentido contrário ao fluxo de veículos. Durante a noite, a recomendação e que sejam utilizados coletes reflexivos ou lanternas, para que a visualização, por parte dos condutores, seja facilitada.

A 134ª edição da Festa de Nossa Senhora da Abadia volta a ser realizada presencialmente e acontece de 6 à 15 de agosto. Segundo o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Abadia,  padre Marino Santos, o evento segue o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2018 entre o Ministério Público e representantes de diversos setores.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG