Por falta de energia e problemas técnicos, moradores de Lagoa Formosa ficaram sem água

Falha de energia também deixou moradores de Presidente Olegário sem abastecimento

por Aiandra Faria
27/09/2021 - 18h20

Patos Já - Por falta de energia e problemas técnicos, moradores de Lagoa Formosa ficaram sem água

Moradores do município de Lagoa Formosa procuraram a Ntv e Patos Já na manhã desta segunda-feira (27) e denunciaram que estavam sem água há três dias. Além disso, eles também questionaram a qualidade da água, quando ela chega até a casas.

A nossa reportagem procurou o Serviço Autônomo de Água e Esgoto da cidade, o SAAE, que informou que nesse domingo (26) houve falta de abastecimento pois não havia energia na captação. O problema foi resolvido às 13h e o abastecimento foi retomado por volta de 15h50.

Já nesta segunda-feira (27), foi registrado o travamento de um registro no reservatório que abastece a cidade. Para realizar o reparo/substituição foi necessário esvaziar o reservatório. O SAAE ainda informou que o abastecimento foi liberado nesta segunda-feira, por volta de 15h, e que vai ser regularizado de forma gradativa.

Ainda segundo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lagoa Formosa, a captação da cidade possui capacidade de 45L/s, em média, e o consumo da população é bem próximo dessa capacidade, pois a Estação de Tratamento de Água trabalha praticamente 24 horas. O reservatório elevado possui capacidade de 240m³, ele abastece a maior parte da cidade.

O SAAE ainda informou que a represa,  onde é captada a água, é uma reguladora de vazão para o Córrego do Sapé, para manter o nível suficiente para o abastecimento, então lá não há possibilidade de acabar a água. Explicou ainda que o que pode acontecer, é o volume de água tratada não ser suficiente para abastecer a cidade devido ao alto consumo nessa época, devido as altas temperaturas e tempo seco.

Falta de água em Presidente Olegário

De acordo com o repórter Juarez Martins,  do site Pohoje, por falta de energia elétrica no sistema de captação de água no Ribeirão Três Barras, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), interrompeu emergencialmente o abastecimento nesta segunda-feira (27).

De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig), uma descarga atmosférica atingiu a rede elétrica da empresa durante o temporal registrado na região durante a madrugada desse domingo (26) e as equipes da Cemig atuaram para normalizar o atendimento.

A medida afetou os bairros Andrezina Pinheiro, Américo Caetano, parte alta do Andorinhas, Planalto, Santa Rita e Saltador. A previsão é que o abastecimento seja normalizado, gradativamente, nesta terça-feira (28).

  • Por falta de energia e problemas técnicos, moradores de Lagoa Formosa ficaram sem água

Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG