Zé Vitor reivindica equipamentos hospitalares para municípios da região

por Aiandra Faria
09/04/2020 - 13h00

Patos Já - Zé Vitor reivindica equipamentos hospitalares para municípios da região

A preocupação com a saúde e a prevenção tem sido uma constante em todo o mundo nos últimos meses, onde todas as atenções são direcionadas para o combate ao coronavírus (Covid-19), que desafia a ciência ceifando inúmeras vidas em todo mundo.

Diante da expansão significativa de casos de pessoas infectadas a grande preocupação das autoridades se volta para o aumento gradativo de demanda por respiradores artificiais, que são essenciais para garantir a sobrevivência de pacientes com quadros severos da Covid-19.

Aproximadamente 33% dos municípios brasileiros têm, no máximo, dez respiradores mecânicos nos hospitais públicos e privados, o Brasil possui cerca de 65 mil respiradores, sendo que pouco mais de 46 mil estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

No estado de Minas Gerais diante dos dados e números apresentados nos últimos dias a falta de respiradores, leitos de UTI (unidade de Terapia Intensiva) e demais equipamentos hospitalares em vários municípios é preocupante. Na última semana o governo do estado chegou a anunciar que a polícia militar vai recolher cerca de mil respiradores que estão com defeito e sem uso em todo o estado para dar manutenção e usar no tratamento dos pacientes que necessitam do aparelho.

Autoridades se empenham todos os dias em busca de soluções no enfrentamento ao coronavírus no estado, entre elas destaque para o deputado federal Zé Vitor (PL/MG), que vem trabalhando junto ao governo de minas e junto ao ministério da saúde no sentido de priorizar os municípios do Triangulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas que estão mais vulneráveis e com maiores dificuldades em atender a população devido à falta de respiradores, leitos, medicamentos e equipamentos que são necessários também aos profissionais de saúde.

Entre os municípios, João Pinheiro, São Gotardo e Patos de Minas tem preocupado. “São municípios polos que atendem várias outras cidades da região e que não possuem estrutura para atendimento. Diante do aumento diário dos casos no estado é necessário adotarmos medidas e ações de saúde no combate ao COVID-19. É importante que estejamos juntos, o momento é de mobilização e esforço coletivo de todos para vencermos esse momento,” disse Zé Vitor.

A secretaria de saúde do estado, informou que está trabalhando rigorosamente no atendimento à todas as solicitações que são encaminhadas à secretaria e em breve todas serão atendidas. O ministério da saúde diz que tem mantido dialogo permanente com todos e a que a pasta está empenhada no atendimento de todas as solicitações encaminhadas ao órgão. Informou ainda que adquiriu 15 mil respiradores mecânicos, no valor de US$ 13 mil cada, com investimento de R$ 1 bilhão.

O ministério está adquirindo ainda leitos de UTI volantes, que podem ser instalados rapidamente na rede pública de saúde para enfrentamento da emergência do coronavírus sempre que houver necessidade. Nestes leitos, estão incluídos mais respiradores para ajudar na recuperação de pacientes.

Veja no quadro abaixo solicitação de prioridade enviada a Secretaria de Saúde do Governo do Estado pelo Deputado Federal Zé Vitor (PL/MG), em atendimento as demandas dos municípios de Patos de Minas, João Pinheiro e São Gotardo que necessitam com urgência dos equipamentos hospitalares mencionados para darem continuidade ao atendimento da população na região.



Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG