Com irregularidades, Associação Patense de Reciclagem encerra atividades

O galpão que vinha sendo utilizado pela Apare na Rua Ouro Preto, foi desocupado esta semana

por Redação Patos Já
03/08/2019 - 08h00

Patos Já - Com irregularidades, Associação Patense de Reciclagem encerra atividades

A Apare foi fundada no ano de 2003 e quase 16 anos depois encerra as atividades. O término dos serviços de reciclagem se deve à irregularidades nas documentações e gestão da associação. O impasse resultou no fim dos repasses, que eram realizados pela prefeitura de Patos de Minas. Esta semana, todos os materiais e maquinários que ainda estavam no galpão da Rua Ouro Preto, no bairro Santo Antônio, foram retirados por ordem Judicial.

De acordo com o prefeito José Eustáquio Rodrigues, a associação em sua origem significava geração de renda para várias famílias de catadores, o que segundo o gestor, ao longo do tempo foi se perdendo. A prefeitura custeava os gastos com aluguel, energia elétrica, água, internet e telefone, além de ceder um caminhão. Mas diante das irregularidades nas documentações e gestão, que passou a ser feita quase que somente um grupo familiar, o município encerrou o convênio.

Em outubro de 2018 foi realizada uma audiência na Curadoria do Meio Ambiente, com o promotor de Justiça, Dr. José Carlos de Oliveira Campos Júnior, e os representantes do município e da Apare, para tratar da regularização da documentação da associação e o retorno da colaboração financeira por parte da prefeitura. O município só manteria a subvenção desde que fosse ampliado o número de famílias beneficiárias dos resultados das atividades desenvolvidas pela entidade.

Ainda segundo o prefeito José Eustáquio, na época as partes não entraram em acordo e dese então ficou acertada a saída do galpão da Rua Ouro Preto. Desde então, novos prazos para deixar o imóvel foram pedidos, até que uma determinação Judicial com liminar, obrigou a direção da Apare a desocupar o imóvel que será reformado e devolvido ao proprietário.

Nossa reportagem tentou conversara com os responsáveis pela Associação Patense de Reciclagem sobre como a associação irá se manter, mas eles não quiseram se pronunciar a respeito do assunto.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG