MPF e Ministério do Trabalho de Patos de Minas lançam Campanha de combate a fraudes no Seguro Desemprego.

A intenção é conscientizar os trabalhadores e evitar prejuízos e punições

por Redação Patos Já
03/05/2019 - 08h30

Patos Já - MPF e Ministério do Trabalho de Patos de Minas lançam Campanha de combate a fraudes no Seguro Desemprego.

O objetivo é levar informações à população. A Campanha realizada pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério do Trabalho quer mostrar aos patrões e empregados que receber seguro desemprego sem ter direito constitui crime de estelionato qualificado.

O mercado de trabalho vive um momento ruim, com mais de 13 milhões de desempregados. O cenário pode ser desanimador, mas pior ainda é realizar acordos irregulares entre patrões e empregados, utilizando o seguro desemprego de maneira ilegal. De acordo com Fernando Lima, gerente regional do Ministério do Trabalho, com o avanço da tecnologia tem ficado cada vez mais fácil detectar as fraudes. “Hoje o sistema é nacional. Os dados podem ser cruzados e as fraudes, identificadas”,  acrescentou o gerente.

O benefício em questão é concedido a trabalhadores demitidos até que eles consigam um novo emprego. Em Patos de Minas, mais de 300 pedidos de seguro desemprego são solicitados por mês e o Ministério do Trabalho já detectou muita gente tentando fraudar o processo.

Segundo a procuradora da república Polyana Jeha, o trabalhador que for pego fraudando o seguro desemprego pode sofrer consequências pesadas. “É considerado estelionato. A pessoa que cometer esse tipo de fraude responderá administrativamente no Ministério de Trabalho e Emprego, será investigado pela Polícia Federal, responderá a um processo criminal no MPF, e ao final, se condenada pode pegar pena de 8 meses a 6 anos de prisão e ainda ser obrigada a devolver a todo o dinheiro que foi pego indevidamente com correção monetária e juros” disse a procuradora.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG