Mulheres que tiveram zero voto nas eleições são investigadas por fraude

O Ministério Público investiga seis casos em Patos de Minas e região

por Odair Cardoso
Fonte: Odair Cardoso.
07/12/2016 - 11h53

Patos Já - Mulheres que tiveram zero voto nas eleições são investigadas por fraude

O Ministério Público está investigando se a participação de mulheres nas eleições municipais deste ano teve como objetivo burlar a legislação eleitoral. Seis casos de candidatas de Patos de Minas e de outras cidades da região que não tiveram sequer o próprio voto, estão sendo analisados.

Os partidos políticos e as coligações só podem registrar as candidaturas se apresentarem para a Justiça, 30% de mulheres nas chapas. Do contrário, ficam fora do pleito eleitoral. Apesar de todos apresentarem o que exige a legislação, as candidatas não podem constar no processo apenas para cumprir a lei, estas mulheres tem que ter feito as devidas campanhas para evitar a possibilidade  fraudes.

Segundo a Promotora Vanessa Dosualdo, foram identificados pelo menos seis casos, em que candidatas obtiveram zero voto nas últimas eleições municipais. Três candidatas são do partido Democratas da cidade de Lagoa Formosa, duas do PP de Patos de Minas e uma candidata do PHS da cidade de Varjão de Minas. Ainda de acordo a Promotora, o procedimento já foi instaurado e foram colhidas todas as informações necessárias, inclusive as prestações de contas que estão zeradas, ou seja, não foram impressos sequer materiais de campanha.

As candidatas já foram ouvidas na semana passada pelo Ministério Público e agora a investigação segue para a parte final, quando são avaliadas as justificativas apresentadas, para determinar se houve ou não fraude.  Caso se comprove, tanto as candidatas quanto os partidos e candidatos eleitos, podem ser punidos pela lei, sujeitos a serem penalizados com multas, inelegibilidade e crime de falsidade eleitoral.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG