Alerta Verde: Patos de Minas teve 408 incêndios florestais no ano passado

A campanha lançada nesta sexta-feira pelo Corpo de Bombeiros chama a atenção para os riscos e a necessidade da conscientização

por Redação Patos Já
07/05/2021 - 17h00

Patos Já - Alerta Verde: Patos de Minas teve 408 incêndios florestais no ano passado

Foi lançada na tarde desta sexta-feira (7/5), pelo 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros, a Campanha Alerta Verde, diga não as queimadas. O objetivo da iniciativa é buscar a diminuição do número de queimadas em Patos de Minas.

Levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros mostra que só em 2020 foram registrados, 408 incêndios florestais no município, apontando um aumento de 49% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizados 273 incêndios. Ainda de acordo com os dados, a média entre 2016 e 2019 foi de 279 ocorrências. Nos últimos cinco anos, apenas o de 2018 foi o que o registrou o menor número, com 230 incêndios.

A campanha contará com ações integradas entre a administração municipal, Defesa Civil e Sindicato dos Produtores Rurais. A ideia é trabalhar a conscientização da população quanto à necessidade de limpeza de lotes vagos e não realização de queimadas no período de estiagem (especialmente de julho a setembro). Alertar a quanto a eventuais penalidades por descumprimento das responsabilidades previstas na legislação municipal. Conscientizar acerca dos efeitos da fumaça sobre a saúde da população, especialmente daqueles que estão se recuperando da Covid-19.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG