Governo de Minas notifica mineradoras a apresentarem relatório sobre estado das barragens
As empresas responsáveis terão 24 horas para relatar o estado das barragens ao governo
Fonte: Agencia Minas.
11/01/2022 - 14h00
Arquivo Patos Ja.
Mineradoras responsáveis por 31 barragens de rejeitos que estão em algum nível de emergência em Minas Gerais foram notificadas pelo Governo do Estado e pelo Ministério Público e terão até 24 horas para informar dados sobre a situação dessas barragens.
Dentro do que deve ser apresentado estão: a pluviosidade média que incidiu na barragem, a existência ou não de plano para o período chuvoso, avaliação da performance do sistema de drenagem, anomalias e patologias registradas, bem como as ações que serão adotadas para manutenção e monitoramento das barragens.
O objetivo é reforçar a segurança da população, junto às ações executadas ao longo do ano. As informações deverão ser repassadas à Fundação Estadual de Meio Ambiente, que deve analisar os dados, junto ao Ministério Público Estadual e com o apoio de auditorias externas independentes que acompanham as estruturas.
A medida foi anunciada durante encontro entre o Governador Romeu Zema, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e o procurador da República Carlos Bruno Ferreira.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor