Incêndio em São João da Serra Negra é controlado

São 22 dias de trabalhos

por Matheus Borges
27/08/2021 - 09h00

Patos Já - Incêndio em São João da Serra Negra é controlado

Chegou ao 22º dia de trabalhos do Corpo de Bombeiros, no distrito de São João da Serra Negra, em Patrocínio. Segundo informações, ainda existem desprendimentos de fumaça devido a troncos de árvore que ficam fumegando. Em alguns pontos, a fumaça pode perdurar por alguns dias. 

Foram dispensados da ação os militares de Belo Horizonte, Uberlândia e Uberaba, isso porque todos os focos de incêndio foram deblados. Na área foram afetadas pequenos arbustos, folhas caídas na superfície e em alguns casos pastagem.  A área afetada foi de 883 hectares. Com trabalho em conjunto, houve proteceção de area protegida de monocultura de café 7536 ha, 404 ha de mata e 2954 ha de pasto. Importante ressaltar o plano de intervenção a combate à incêndio entre a Seapa e o Cbmmg que tem como escopo a proteção as lavouras, pastagens e matas .

Neste sábado os trabalhos continuarão (28), porém com enfoque diferente. Serão realizados monitoramento da área. As equipes do Corpo de Bombeiros continuarão com trabalho de vigilância e intervir se necessário for.

Relembre:

Equipes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais têm se desdobrado para combater um incêndio nas imediações de Serra Negra, próximo a Patrocínio. As chamas iniciaram na quarta-feira (18), próximo ao antigo hotel Estância.

De acordo com o Capitão Lucas Maia, comandante da Cia Operacional do Corpo de Bombeiros Militar, foram enviadas equipes de Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba e Belo Horizonte, contando com cerca de 20 militares, aeronaves, quatro viaturas e foi necessário de drone para identificar os principais focos de incêndio. Além do apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente, empresas e moradores da região.

O local é de difícil acesso, íngreme e pedregoso. Havia também o risco de quedas de árvores, atingidas pelas chamas. Ao final do dia, as equipes tiveram que paralisar as atividades, devido ao calor intenso, aumento das chamas e o risco aos militares.

Os trabalhos de combate ao incêndio foram retomados na quinta-feira (19), por volta das 6h. Pela manhã, os focos estavam bem controlados, entretanto, no período na tarde, surgiram novos pontos de queimadas, possivelmente provocadas pelo tempo seco, calor intenso e ventania.

Foi necessário, novamente, estender o combate para esta sexta-feira (20). Antes do amanhecer, as equipes foram novamente enviadas para o local do incêndio para dar continuidade ao combate das chamas. Até o momento estima-se que foram queimados cerca de 400 hectares.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG