Incêndio volta a atingir Mata do Cachorro em Patos de Minas
O fato foi registrado duas vezes nesse fim de semana
02/09/2019 - 17h40
A mata do Cachorro, uma das principais de Patos de Minas, voltou a queimar nesse fim de semana. Nesse domingo (01), o Corpo de Bombeiros foi acionado duas vezes e teve trabalho para debelar as chamas.
De acordo com a Tenente Karla, a primeira chamada ocorreu por volta das 14h e a segunda por volta das 21h. No primeiro momento, o fogo se concentrou às margens da mata e os bombeiros combateram as chamas usando os abafadores. No período da noite, o incêndio chegou bem próximo à uma chácara. “Próximo à cháchara foi usado o combate de linha direta e na mata foram utilizados os abafadores e a bomba costal”, informou a tenente.
Do alto da cidade foi possível ver os vestígios da queimada na Mata do Cachorro. Nesta segunda-feira (02) a nossa equipe foi até a mata acompanhada do Dionísio Alberto, que faz parte do Codema. Ainda era possível ver focos de incêndio. Segundo o Dionísio, “há devastação da flora e da fauna local. Os animais são obrigados a saírem do seu habitat natural. Infelizmente essa é uma realidade que a cada ano se repete e a destruição só cresce”.
Além do fogo, a nossa equipe registrou acúmulo de lixo no trecho da mata que fica em um local conhecido como “Vistas”. Segundo o ambientalista, materiais como pneus, restos de tinta, entre outros geram combustão, o que facilita a propagação das chamas.
A Mata do Cachorro não é a primeira a ser destruída pelas chamas em Patos de Minas. Outra área de preservação permanente conhecida como Mata do Catingueiro já está quase toda destruída.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a ocorrência será repassada à autoridade competente, que deve investigar se o incêndio foi criminoso ou não.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor