Janeiro termina com índice de chuva acima dos 500 milímetros em Patos de Minas
Choveu mais que o dobro da média normal esperada para o período
31/01/2022 - 16h58
Neste primeiro mês de 2022 choveu mais que o dobro da média normal para o período em Patos de Minas. A informação é do climatologista Adalberto Vieira, que fez previsão indicando boa média de chuvas para os meses de fevereiro e março.
A grande incidência de chuvas provocou enchente do Rio Paranaíba, alagamentos e diversos transtornos no município, com desabrigados e desalojados, além dos estragos nas rodovias e estradas rurais. De acordo com o especialista, janeiro termina com um índice pluviométrico acima dos 500 milímetros. O que demonstra a quantidade da precipitação de água que atingiu a região.
Adalberto Vieira disse ainda, que são esperados 230 milímetros de chuva para fevereiro, e para março 220 milímetros, ou seja, também acima da média normal, o que pode ser importante para o plantio da safrinha, indicando muita água no solo para o desenvolvimento das plantas.
O climatologista destacou também, que a tendência é de que as chuvas diminuam gradualmente a medida com que o Sol se desloca para o hemisfério norte e reduz a radiação, mantendo as temperaturas relativamente amenas.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor