Lixões urbanos: descarte irregular, falta de limpeza e de fiscalização, colaboram com o problema

No bairro Laranjeira e em outros locais da cidade a situação se repete

por Odair Cardoso
18/12/2019 - 15h00

Patos Já - Lixões urbanos: descarte irregular, falta de limpeza e de fiscalização, colaboram com o problema

Não tem como negar que o descarte irregular de resíduos provoca transtornos para a população. E tem sido constantes em Patos de Minas estas ocorrências, que vão além da sujeira que polui ambientes, até o aparecimento de insetos e animais, que invadem as residências, provocando inclusive riscos para a saúde pública.

A falta de fiscalização e de limpeza destas áreas por parte da prefeitura, aliadas ao comportamento descomprometido por quem simplesmente se livra do seu lixo em locais não destinados à isto, colaboram com os aparecimentos de verdadeiros lixões a céu aberto. Exemplo disto é o que está ocorrendo nos fundo do bairro Laranjeiras, em terrenos localizado na Rua Aristeu Caetano de Andrade.

Nesta quarta-feira (18), nossa equipe de reportagem registrou o descaso com o meio ambiente em áreas vagas e nas laterais da via. A situação só tem piorado. Já que aparentemente não é de agora que isto acontece. Por lá estão sendo despejados entulhos (restos de material de construção), objetos plásticos, galhas de árvores, partes de eletrodomésticos e de móveis, entre outros resíduos.

O bairro que passa por uma grande expansão com diversos novos empreendimentos imobiliários, sofre com os rejeitos irregulares, que deveriam ser encaminhados para a destinação correta. Com as chuvas e as temperaturas elevadas, estes locais se tornam propícios também para o surgimento dos focos do mosquito Aedes aegypti. Ainda mais se levarmos em conta o fato do município ter enfrentado em 2019 a maior epidemia de infestação da dengue de sua história.

No entanto, o problema do lixo encontrado nos bairros segue sem aparente intervenção da administração municipal, com medidas efetivas para dar fim aos resíduos e punir quem comete as infrações.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG