Obra inacabada da Copasa despeja esgoto em lagoa no Bairro Coração Eucarístico

O derramamento das elevatórias estaria provocando mau cheiro e a morte de peixes.

por Caio Machado
10/03/2022 - 18h50

Patos Já - Obra inacabada da Copasa despeja esgoto em lagoa no Bairro Coração Eucarístico

Moradores do Bairro Coração Eucarístico estão se queixando de uma estação elevatória de esgoto da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) que há meses estaria derramando esgoto em uma lagoa.

Segundo os moradores do bairro, o problema já foi denunciado diversas vezes para a Copasa. O motorista de ônibus aposentado José Airton pesca no local há cerca de 20 anos e foi um dos residentes a se queixar da situação.

“O esgoto cai diretamente da subestação até o interior da lagoa. A gente reclama, eles limpar e depois de 15 dias ele volta a vazar. Os peixes morrem e o local fica com muito mau cheiro” descreveu Airton.

Já o morador Iran Bernardino reclama que a lagoa nativa que antes fornecia água limpa para pago e utilizada para plantação foi tomada pelo esgoto. “Eles tinham que dar ao menos uma solução”, indagou.

De acordo com o ambientalista Ivanildo Alves Zica, a Copasa construiu a elevatória para coletar e encaminhar esgoto até a estação de tratamento no Bairro Jardim Quebec, entretanto a obra não foi concluída.

Ivanildo afirma que o problema não é solucionado por falta de interesse da Copasa, pois a conclusão da obra “impossibilitaria que novos convênios fossem firmados, o que seria ruim financeiramente para eles”.

Ele salienta que falta planejamento e principalmente, fiscalização do município, pois se trata de uma obra pública. “A Copasa só vive de paliativos e não entrega obras definitivas”, concluiu o ambientalista.

A assessoria de comunicação da Copasa afirmou que a elevatória está em fase final de implantação, entretanto, o acesso ao local está dificultado devido ao entulho jogado por terceiros no local.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG