Onça-parda resgatada pelo Cetras de Patos de Minas passa por cirurgia de catarata
O procedimento no animal foi o primeiro realizado no país
Fonte: Agencia Minas.
27/10/2021 - 08h30
IEF e Uniube/ Divulgacao
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizou a primeira cirurgia de catarata em uma onça-parda, feita no Brasil. A ação ocorreu em parceria com o Hospital Veterinário de Uberaba (Uniube). O animal foi recebido no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) de Patos de Minas, onde precisou passar pelo procedimento após sofrer um trauma na cabeça, ocorrido em 2020, e que resultou em lesão ocular.
Kiara, conforme foi apelidada pelos profissionais do Cetras, tem 11 meses e pesa 31kg. Ela chegou ao Cetras de Patos de Minas em dezembro de 2020, com idade estimada de 12 a 15 dias de vida e com quadro neurológico de convulsões, além de sintomas de trauma. E desde os três meses de idade, começou a apresentar sequelas em decorrência do trauma na cabeça, com quadro de catarata bilateral - ou seja, nas duas vistas.
A criatura foi operada pelos oftalmologistas veterinários Fabrício Villela Mamede e Glauber Tasso, sob supervisão dos professores de oftalmologia veterinária da Uniube Renato Linhares, Cláudio Yudi e Ananda Teodora, além do médico veterinário do Cetras, Rafael Ferraz de Barros.
Antes da cirurgia, que durou 1h30min, a criatura passou por exames complementares como eletroretinograma, tonometria e ultrassonografia ocular, a fim de garantir a capacidade de visão do animal. Agora, a onça-parda (Puma concolor) ficará sob os cuidados da equipe médica veterinária do Cetras, onde passará por novos exames, receberá alimentação e medicação adequadas ao tratamento e atividades de estímulo de comportamento natural da espécie.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor