Alerta: mesmo na onda amarela grau de risco da microrregião de Patos de Minas aumenta em dois pontos

por Redação Patos Já
01/10/2020 - 17h00

Patos Já - Alerta: mesmo na onda amarela grau de risco da microrregião de Patos de Minas aumenta em dois pontos

Patos de Minas se mantem por mais uma semana na onda amarela do Minas Consciente, mas a microrregião chegou ao grau de risco 14, pontuação limite para não regredir na classificação. A informação foi confirmada pela prefeitura nesta quinta-feira. De acordo com a publicação, nas duas avaliações anteriores, as notas foram respectivamente 12 e 11, o que indica que o grau de risco vem aumentando por duas semanas seguidas.

O texto alerta para o relaxamento nos cuidados preventivos contra a doença, que vem impactando negativamente nos dados epidemiológicos. A taxa de incidência da microrregião saltou de médio risco (94), para alto risco (138). “Houve aumento acentuado também na Variação da Taxa de Incidência, que reflete a velocidade instantânea de propagação do vírus e possibilita estimar a taxa de crescimento do número de casos de Covid-19: de 5% para 66%, também variando de médio para alto risco”, destaca a publicação.

Ainda conforme as informações, o índice que mede a presença do vírus em uma população comparada a outras causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave, teve leve queda (30% para 28%), mas ainda tem peso negativo na classificação final, na variação da positividade atual.

Em relação aos indicadores que medem a capacidade de atendimento, os números estão praticamente estáveis. “Variação na ocupação de leitos de UTI adulto (58% para 60%, médio risco) e número de leitos de UTI adulto disponíveis para população dependente do SUS (10,9 para 10,4, baixo risco)”, informou a prefeitura.

O texto também mostra a avaliação mensal do número de casos confirmados em Patos de Minas. No mês de setembro foram: 105, entre os dias 1º e 5; 102, entre os dias 9 e 13; 128, entre os dias 15 e 19; 126, entre os dias 22 e 26. Nesta semana, são, até agora, 106 positivos.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG