Aumento em novos casos de Covid-19 acende alerta entre as autoridades de saúde

Cerca de 130 pessoas têm procurado atendimento com sintomas da doença por dia na cidade

por Redação Patos Já
26/05/2021 - 17h00

Patos Já - Aumento em novos casos de Covid-19 acende alerta entre as autoridades de saúde

Patos de Minas vem registrando alta nos atendimentos de casos da Covid-19, impactando na ocupação de leitos. Mesmo com maior oferta vagas, em relação a quando ocorreu o surto em fevereiro deste ano, as autoridades estão preocupadas.

O cenário é de alerta, uma vez que o número de atendimentos para a Covid 19 vem aumentando em Patos de Minas. No fim de semana o Hospital de Campanha registrou ocupação de 23 dos 30 leitos disponíveis, ou 76,66% da sua capacidade.

A secretária municipal de saúde, Ana Carolina Caixeta pontuou sobre a oscilação nas internações por conta da Covid-16, mas ressaltou que a alta na procura preocupa muito. Segundo ela, o Hospital de Campanha tem atendido em médica 130 pessoas por dia com sintomas da Covid-19, em fevereiro essa média chegou a 350, mas, há duas semanas o número era de 60.

E a preocupação com o aumento no contágio não é somente pela ocupação hospitalar, mas também com aqueles que testaram positivo para o Coronavírus e se recuperam fora do ambiente hospitalar, e que podem transmitir a doença caso não respeitem as restrições. A secretária reforça o pedido para que essas pessoas cumpram a quarentena isoladas por 14 dias.

A alta na taxa de ocupação em leitos de terapia intensiva faz acender o alerta para uma possível terceira onda de casos da Covid-19, que tem ocorrido entre pessoas mais jovens. A maior preocupação é com a internação e mortes de pessoas mais jovens. Uma pessoa de 29 anos, por exemplo, morreu neste fim de semana em Patos de Minas e está entre as vítimas da Covid-19.

É importante lembrar que a rede publica de saúde atende não somente pacientes de Patos de Minas, mas também de outras localidades. O Hospital de Campanha tem recebido até mesmo pacientes de outras macrorregiões.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG