Copasa diz não ter autorização para acessar área onde fica cachoeira de esgoto

A empresa afirmou que aguarda decisão judicial para entrar no local

por Redação Patos Já
08/06/2022 - 10h00

Patos Já - Copasa diz não ter autorização para acessar área onde fica cachoeira de esgoto

Após a denúncia feita pelo ambientalista Ivanildo Alves, sobre a cachoeira de esgoto que continua sendo despejada no Rio Paranaíba, a Copasa publicou nota nessa terça-feira (7), afirmando não ter autorização da justiça para realizar qualquer serviço na área onde a degradação ambiental vem ocorrendo.

O descarte irregular dos resíduos fica em uma região nos fundos do Residencial Barreiro. Segundo Ivanildo Alves, o despejo já acontece há mais de uma década, poluindo diretamente no interior do afluente. Para o ambientalista, a situação é uma afronta contra a população patense, uma vez que os contribuintes pagam 90% de taxa de tratamento esgoto para a companhia de saneamento.

Ivanildo destacou também que falta fiscalização por parte da prefeitura de Patos de Minas, que não estaria cumprindo o seu dever de determinar por meios legais, que a Copasa dê fim ao problema que se arrasta ao longo dos anos.

Por meio de nota, a Copasa informou que "com o início da operação da elevatória 7, em dezembro de 2021, 80% do esgoto dos bairros Barreiro e Santa Helena já estão sendo coletados e encaminhados para a Estação de Tratamento (ETE).Os outros 20% encontram-se em áreas de regularização, portanto, a empresa não tem autorização de adentrar a região até que ocorra liberação por parte da Justiça" afirmou.

A empresa garante ainda que serão construídos cerca de 700 metros de uma nova rede interceptora no local tão logo seja permitido o acesso à área. A companhia ressalta que tem mantido contato com os órgãos judiciais, mas até o momento não recebeu parecer favorável para execução das intervenções.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG