Corpo de Bombeiros intensifica monitoramento das áreas de risco em Patos de Minas

Os trabalhos são para evitar prejuízos no caso do derramamento do Rio Paranaíba.

por Redação Patos Já
Fonte: ASCOM 12° BBM
04/01/2022 - 17h55

Patos Já - Corpo de Bombeiros intensifica monitoramento das áreas de risco em Patos de Minas

As chuvas têm caído de forma significativa em Patos de Minas e Região, nos últimos dias de 2021 e nos quatro primeiros dias de 2022, o volume de água vindo do céu tem chamado a atenção, e o Corpo de Bombeiros juntamente com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Patos de Minas está trabalhando de forma a garantir segurança da população.

Diariamente é realizado a aferição do nível do rio Paranaíba, que fica próximo à área urbana, e com as intensas chuvas marcou nessa terça-feira 7,60 metros acima do nível normal, sendo que nestes 3,5 dias de 2022 foram contabilizados um volume de 46,73 mm na estação meteorológica do 12º BBM. Foi verificado que em alguns pontos ele já começa a transbordar, fazendo com que seu afluente córrego do Monjolo também extrapole seu nível e começa a alagar algumas áreas.

Com uso de uma Aeronave Não Tripulada (Drone), o Corpo de Bombeiros tem monitorado os pontos próximos as residências, e de acordo com as verificações, juntamente com a Compdec é executado planos de ações, tanto preventivos, como operacionais, de forma a minimizar possíveis danos a população. Essas ações constam no Plano de Emergência Pluviométrica que foi elaborado para enfrentamento do período chuvoso, e conta com várias instituições e órgãos membros do Comitê da Cidade Resiliente e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil.

O Corpo de Bombeiros ressalta que a previsão é de chuva para essa semana e orienta a população que redobrem a atenção, principalmente as pessoas que moram próximos a áreas ribeirinhas, além do constante monitoramento por parte de algum familiar quanto a subida das águas, mesmo a noite; mantenha os objetos de maior valor em partes mais elevadas; procure abrigo em local alto e seco; na iminência de inundações, ou havendo infiltrações, rachaduras, barulhos estranhos, abandone sua residência. No trânsito durante as chuvas, programe bem sua rota, evite passar por áreas alagadas por essas poderem esconder obstáculos, não pare carro próximo de postes ou árvores, dirija devagar, fique longe do carro da frente e evite locais baixos.

Em casos de urgência ou emergência ligue 193.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG