Inscrições para o Encceja 2022 começam no dia 24 de maio

As inscrições para as provas de conclusão do ensino fundamental e médio vão até 4/6/2022. O exame será aplicado em agosto, em todo o território nacional

por Redação Patos Já
Fonte: Agencia Minas.
17/05/2022 - 08h50

Patos Já - Inscrições para o Encceja 2022 começam no dia 24 de maio

Quem não conseguiu concluir os ensinos fundamental ou médio na idade adequada poderá participar da edição de 2022 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições começam em 24/5 e vão até 4/6. Todas as informações estão no edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Diário Oficial da União.

As provas para a conclusão do ensino fundamental e médio serão aplicadas em 28/8 em todo o Brasil. As cidades de aplicação do Encceja 2022 serão disponibilizadas no sistema do exame e no portal do Inep. As solicitações de atendimento especializado e tratamento pelo nome social também devem ser feitas entre 24/5 e 4/6/2022.

O exame visa medir as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio no tempo habitual. A participação no Encceja Nacional 2022 é voluntária e gratuita para pessoas que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.

Novidades na justificativa de ausência

Neste ano, não será necessário justificar a ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020. Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente. Segundo o Inep, a medida foi tomada tendo em vista o contexto da pandemia que envolveu a realização da última edição.

Porém, o participante que não comparecer à aplicação de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja 2022 deverá justificar a ausência, se quiser fazer nova inscrição na próxima edição do exame.

Com informações do Inep/MEC


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG