Trabalhadores da educação iniciam greve sanitária no retorno das atividades presenciais

As aulas ocorrerão normalmente, por meio do sistema remoto

por Paula Mota
03/08/2021 - 08h00

Patos Já - Trabalhadores da educação iniciam greve sanitária no retorno das atividades presenciaisArquivo Patos Ja.

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG) realizou nesta segunda-feira (02) uma plenária virtual para repassar as informações do conselho geral, que definiu uma greve sanitária iniciada também na segunda-feira e por tempo indeterminado.

O que os profissionais da educação reivindicam a segurança e saúde dos trabalhadores, alunos e familiares. "Nós estamos lutando pela vida, uma vez que muitos trabalhadores tomaram só a primeira dose da vacina. Ou seja, não estão realmente imunizados", afirma Ricardo Barreto, coordenador geral do Sind-UTE.

O atendimento aos alunos continuará acontecendo, entretanto sem o retorno presencial. As aulas continuaram em sistema remoto. Satisfeito com o resultado da reunião e com a adesão dos trabalhadores, Ricardo acredita que a greve sanitária é importante para a educação pública em Patos de Minas.

"Nós tivemos um número maior na reunião desta segunda-feira, do que na primeira, o que demonstra que estamos mais conscientes da importância dessa proteção à saúde. E tendo isso em mente, acredito que vão aderir à greve", completa o coordenador.

No estado, cerca de 326 mil estudantes estão autorizados a retomar as atividades presenciais a partir desta terça-feira (03), na rede pública estadual de ensino. O número corresponde a 1.384 escolas, em 226 municípios. Desse total, 50% dos estudantes aderiram às aulas presenciais, conforme consta a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).

Alunos do 3º ano do ensino médio e do 9º ano do fundamental poderão voltar às escolas, nas cidades que estiverem nas ondas Verde e Amarela do programa Minas Consciente. Na segunda-feira (09), será a vez dos alunos do 2º ano retornarem. Já os estudantes do 1º ano do ensino médio não têm data definida para o retorno presencial.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG