Eleições 2020: idosos tem preferência nas primeiras horas de votação. E seções eleitorais adotam cuidados em meio a pandemia

por Redação Patos Já
15/11/2020 - 08h30

Patos Já - Eleições 2020: idosos tem preferência nas primeiras horas de votação. E seções eleitorais adotam cuidados em meio a pandemia

Devido à pandemia o horário de votação nas eleições municipais de 2020, teve início às 7h da manhã e se estenderá até às 17h. As primeiras 3 horas tem como público preferencial os eleitores com idade a partir dos 60 anos, independentemente do momento de sua chegada à seção eleitoral.

Neste períodos os eleitores com idade inferior a 60 (sessenta) anos não serão impedidos de votar, mas deverão aguardar em fila separada até que todos os eleitores com 60 (sessenta) anos ou mais, já presentes ou que cheguem à seção, tenham votado.

Após as 10h, os idosos continuam tendo preferência nas filas das seções de votação, mas deixam de estar à frente dos seguintes grupos, que também são considerados preferenciais pela legislação eleitoral: os candidatos, os juízes eleitorais, seus auxiliares, os servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais, os policiais militares em serviço, os enfermos, os eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida, os obesos, as mulheres grávidas, as lactantes, aqueles acompanhados de criança de colo e pessoas com Transtorno do Espectro Autista, bem como os acompanhantes desses últimos.

Nestas eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) instituiu protocolos sanitários a fim de proteger eleitores, candidatos, agentes da Justiça Eleitoral e demais profissionais que atuarão no pleito.

Conforme o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, todas as seções eleitorais disponibilizam álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação, e os mesários receberam máscaras, face shield (protetor facial) e álcool em gel para proteção individual. Cartazes serão afixados com os procedimentos a serem adotados por todos.


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG