Especialistas dão início as análises para mapear odores que afetam moradores do Quebec

por Odair Cardoso
31/05/2021 - 18h00

Patos Já - Especialistas dão início as análises para mapear odores que afetam moradores do Quebec

Técnicos da empresa contratada para a realização de estudo diagnóstico da situação da ETE, que fica ao lado do residencial Quebec em Patos de Minas, deram início nesta segunda-feira (31), aos trabalhos de pesquisa para avaliar a situação e apontar quais medidas corretivas devem ser implementadas para eliminar ou reduzir a liberação de maus odores.

Entre os acordos celebrados pelo Ministério Público Federal com a Caixa Econômica Federal e a Construtora Pizolato consta a contratação de especialistas para os estudos locais e reuniões com todas as partes envolvidas, especialmente a população que habita no entorno da ETE, e com a Copasa, para conhecimento do problema.

A visitação teve início nesta segunda-feira (31) e seguirá durante toda a semana. O professor, Carlos Augusto de Lemos, que coordena os trabalhos, disse que a pesquisa pretende identificar as concentrações de odores em diferentes horários e dias da semana. Para isso, foram utilizadas duas técnicas: o aparelho ofaltômetro que vai apontar se os odores são os mesmos em todos os pontos, e um segundo equipamento, que mede a concentração do sulfeto de hidrogênio, que é o principal gás odorante presente nas estações de tratamento de esgoto.

Ainda segundo o especialista, as estratégias objetivam entender o alcance do mau cheiro em diferentes regiões do bairro, para a partir daí fazer a modelagem matemática e depois propor as soluções para controlar os odores e baixar os níveis a valores toleráveis pela população. Também foram ouvidos cerca de 20 moradores, para mapear a percepção deles dos odores, que ocorre praticamente todos os dias em níveis muito elevados.

Patos Já - Especialistas dão início as análises para mapear odores que afetam moradores do Quebec


Comentários
Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor

  • NossaFM 105,9 - Patos de Minas/MG
  • NTV - Patos de Minas/MG
  • NossaFM 96,3 - Oliveira/MG